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dc.creatorCzovny, Raphael Ksiaskiewcz
dc.date.accessioned2020-11-14T17:46:47Z-
dc.date.available2020-11-14T17:46:47Z-
dc.date.issued2015-06-18
dc.identifier.citationCZOVNY, Raphael Ksiaskiewcz. Mobile Shader Editor: um editor de shaders para android. 2015. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11863-
dc.description.abstractWith technological progress, the game ended up being evolved and optimized in the same way, gaining more and more realistic effects, part of it is the fact of the use of Shaders, which are fragments of programs that run on the GPU. When done developing Shaders for mobile devices, for example the Android operating system, in particular problems for their production and testing are found. This is so the fact that there a certain need of tools generated this medium and, especially, the existence of limitations on the version of OpenGL used in these devices (OpenGL ES ). Because of this, the work in question will focus on the development of an application for programming and debugging of the GLSL Shaders (specific programming language for OpenGL Shaders ), with the main goal of allowing the development of this resource type to be more practical and faster than currently used in most tools.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectProgramação (Computadores)pt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectProgramming languages (Electronic computers)pt_BR
dc.subjectComputer programmingpt_BR
dc.titleMobile Shader Editor: um editor de shaders para androidpt_BR
dc.title.alternativeMobile Shader Editor: an editor of shaders for androidpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoCom a evolução tecnológica, os jogos acabaram evoluindo e sendo otimizados da mesma forma, ganhando efeitos cada vez mais realistas. Parte disso se dá ao fato da utilização ao de Shaders, que são fragmentos de programas que executam na Unidade de Processamento Gráfico (GPU). Quando é realizado o desenvolvimento de Shaders para dispositivos moveis, por exemplo para o sistema operacional Android, são encontrados problemas em especial para sua depuração ao e testes. Isso se dá ao fato de existir certa carência de ferramentas voltadas para esse meio e, principalmente, de limitações da versão da OpenGL utilizada nestes dispositivos (OpenGL ES). Por conta disto, o trabalho em questão tem como foco o desenvolvimento de uma aplicação para programação e depuração ao de Shaders da linguagem GLSL (linguagem de programação específica para Shaders OpenGL), com intuito principal de permitir que o desenvolvimento deste tipo de recurso seja mais prático e rápido do que o utilizado atualmente na maioria das ferramentas.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Porfirio, Andres Jessé
dc.contributor.referee1Porfirio, Andres Jessé
dc.contributor.referee2Fedechen, Emerson André
dc.contributor.referee3Aires, Simone Bello Kaminski
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Sistemas para Internetpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
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