Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11723
Título: Aproveitamento de água de chuva e dimensionamento de reservatório para fins não potáveis: estudo de caso em Guarapuava-PR
Autor(es): Cabral, Marina Chemim
Orientador(es): Kempka, Mariane
Palavras-chave: Água - Desperdício
Reservatórios
Engenharia civil
Water - Waste
Reservoirs
Civil engineering
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Guarapuava
Citação: CABRAL, Marina Chemim. Aproveitamento de água de chuva e dimensionamento de reservatório para fins não potáveis: estudo de caso em Guarapuava-PR. 2018. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2018.
Resumo: A escassez de água é um problema ambiental muito discutido, pois a água vem sendo utilizada de maneira desordenada e sem racionalização. Em virtude dessa preocupação com a limitação dos recursos hídricos, a pauta em voga é a exploração das tecnologias de redução e reaproveitamento de água. Uma alternativa simples que contribui para a economia de água é a captação de água da chuva, que além de não exigir investimentos elevados, contribui para a diminuição do volume de água levado às galerias de drenagem urbana. Dentro desse contexto, o presente trabalho analisou três estudos de caso, duas residências unifamiliares e uma empresa de coletivos urbanos, com instalações preexistentes. A partir das avaliações, verificou-se que todos precisam de melhorias no sistema, mas as verificações dos reservatórios tiveram resultados próximos do que está instalado. O dimensionamento desses reservatórios, com a comparação entre o método Prático Alemão e o método adotado no programa Netuno, sugeriu que para a região e para os três estudos de caso, o método Prático Alemão teve melhores resultados.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11723
Aparece nas coleções:GP - Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GP_COECI_2018-2_05.pdf3,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.