Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11315
Título: Perfil do consumo de carne de frango e ovos caipira no município de Dois Vizinhos - PR
Título(s) alternativo(s): Productive and consumption profile of chicken meat and eggs slow-growth in the municipality of Dois Vizinhos - PR
Autor(es): Oliveira, Nubia da Silva
Orientador(es): Takahashi, Sabrina Endo
Palavras-chave: Aves - Criação
Consumidores
Ovos
Aviculture
Consumers
Eggs
Data do documento: Mar-2019
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: OLIVEIRA, Nubia da Silva. Perfil do consumo de carne de frango e ovos caipira no município de Dois Vizinhos - PR. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Zootecnia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois vizinhos, 2019.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo identificar o perfil dos consumidores da carne de frangos e ovos caipira da cidade de Dois Vizinhos-Paraná. Para identificação de perfil dos consumidores foram aplicados 396 questionários em mercados, supermercados e feiras de produtos coloniais, levando em consideração o tamanho da população e o erro amostral de 5%. Os dados obtidos com os consumidores foram analisados em Clusteres. A renda influenciou na decisão de adquirir carne de frango caipira com selo de procedência, assim como o nível de instrução. A idade interferiu na frequência de consumo de ovos caipira e local de compra. O principal público consumidor da carne de frango caipira da amostra (63,36%) ficou caracterizado com sendo um público feminino, com ensino médio completo, renda mensal de dois à três salários mínimos. A frequência de consumo, raramente, se justificou pela dificuldade em encontrar, comprando diretamente com o produtor, mas a predileção era pelo frango caipira, em função do sabor e textura da carne, aceitando pagar a mais por um produto com selo. Para o consumo de ovos caipira, o maior público consumidor foi caracterizado em 67,94% pelo sexo feminino, com mais de 56 anos, ensino médio completo, renda mensal de dois à três salários mínimos. A frequência de consumo era semanal, adquirindo diretamente do produtor, o consumo foi justificado por considerarem o produto mais saudável, aceitando a pagara mais por ovos caipira com selo.
Abstract: The present research aims to identify the profile of consumers of slow grow chicken and eggs, in the city of Dois Vizinhos - Paraná, through aplication of questionnaires in markets, supermarkets and market of products from family agriculture. For the profile identification of consumers were applied 396 questionnaires, this questionnaires number is based on number inhabitants and in sampling error of 5 %. The data obtained with the consumers will be analyzed by Clusteres. The monthly income have affected decision to buy meat slow grow chicken with origin seal. The age have affected consume frequency of slow grow eggs and the place of purchase. The frequency of consumption was rarely justified by the difficulty in finding, buying directly from the producer, but the predilection was for the slow grow chicken, according to the taste and texture of the meat, accepting to pay more for a product with a seal. For the consumption of slow grow eggs, the largest consumer public was characterized in 67.94% by female, with more than 56 years, complete high school, monthly income of two to three minimum wages. The frequency of consumption was weekly, acquiring directly from the producer, consumption was justified because they considered the product healthier, accepting to pay more for eggs hired with a seal.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/11315
Aparece nas coleções:DV - Zootecnia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DV_COZOO_2019_1_13.pdf534,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.