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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483
Título: | Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo |
Autor(es): | Smijtink, Rafael Klüppel |
Orientador(es): | Fredriksson, Jonas |
Palavras-chave: | Otimização matemática Algorítmos genéticos Calibração Engenharia mecânica Mathematical optimization Genetic algorithms Calibration Mechanical engineering |
Data do documento: | 14-Dez-2016 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SMIJTINK, Rafael Klüppel. Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. |
Resumo: | Métodos de otimização estão sendo cada vez mais usados na indústria automotiva. Novas legislações em emissões incentivaram o desenvolvimento de veículos mais eficientes, sendo esses mais complexos, a tarefa de desenvolver um design ótimo somente por experiência se torna quase impossível, ou ao menos fadada a gerar resultados sub-ótimos. Para lidar com a complexidade desta tarefa, essa tese almeja o desenvolvimento de uma ferramenta para realizar otimização, com o intuito de solucionar diversos problemas, e.g. calibração de modelos, otimização de características de veículo, etc. A ferramenta desenvolvida pode realizar otimização com variáveis mistas e multiobjetivo, e lidar com vários tipos de restrições, dado que vários problemas requerem essa habilidade. A ferramenta foi testada em um conjunto de funções de teste e em casos reais fornecidos pela Volvo. No primeiro caso, a ferramenta realizou uma otimização multiobjetivo com variáveis mistas e reduziu com sucesso o erro de um modelo de tráfego de Gipps. No segundo teste prático, ela otimizou um mapa de troca de marchas de uma caixa automática de ônibus. O objetivo era reduzir o consumo de combustível e melhorar a performance, e ao fim, foi obtida uma redução de 1.4% no consumo sem nenhuma perda em performance. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483 |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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