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dc.creatorSmijtink, Rafael Klüppel
dc.date.accessioned2020-11-12T18:45:10Z-
dc.date.issued2016-12-14
dc.identifier.citationSMIJTINK, Rafael Klüppel. Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsrestrictAccesspt_BR
dc.subjectOtimização matemáticapt_BR
dc.subjectAlgorítmos genéticospt_BR
dc.subjectCalibraçãopt_BR
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectMathematical optimizationpt_BR
dc.subjectGenetic algorithmspt_BR
dc.subjectCalibrationpt_BR
dc.subjectMechanical engineeringpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoMétodos de otimização estão sendo cada vez mais usados na indústria automotiva. Novas legislações em emissões incentivaram o desenvolvimento de veículos mais eficientes, sendo esses mais complexos, a tarefa de desenvolver um design ótimo somente por experiência se torna quase impossível, ou ao menos fadada a gerar resultados sub-ótimos. Para lidar com a complexidade desta tarefa, essa tese almeja o desenvolvimento de uma ferramenta para realizar otimização, com o intuito de solucionar diversos problemas, e.g. calibração de modelos, otimização de características de veículo, etc. A ferramenta desenvolvida pode realizar otimização com variáveis mistas e multiobjetivo, e lidar com vários tipos de restrições, dado que vários problemas requerem essa habilidade. A ferramenta foi testada em um conjunto de funções de teste e em casos reais fornecidos pela Volvo. No primeiro caso, a ferramenta realizou uma otimização multiobjetivo com variáveis mistas e reduziu com sucesso o erro de um modelo de tráfego de Gipps. No segundo teste prático, ela otimizou um mapa de troca de marchas de uma caixa automática de ônibus. O objetivo era reduzir o consumo de combustível e melhorar a performance, e ao fim, foi obtida uma redução de 1.4% no consumo sem nenhuma perda em performance.pt_BR
dc.description.embargo5000-01-01-
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Fredriksson, Jonas
dc.contributor.advisor-co1Bernardelli, Euclides Alexandre
dc.contributor.referee1Fredriksson, Jonas
dc.contributor.referee2.
dc.contributor.referee3.
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGraduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ELEMENTOS DE MAQUINASpt_BR
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