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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Smijtink, Rafael Klüppel | |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T18:45:10Z | - |
dc.date.issued | 2016-12-14 | |
dc.identifier.citation | SMIJTINK, Rafael Klüppel. Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | restrictAccess | pt_BR |
dc.subject | Otimização matemática | pt_BR |
dc.subject | Algorítmos genéticos | pt_BR |
dc.subject | Calibração | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Mathematical optimization | pt_BR |
dc.subject | Genetic algorithms | pt_BR |
dc.subject | Calibration | pt_BR |
dc.subject | Mechanical engineering | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Métodos de otimização estão sendo cada vez mais usados na indústria automotiva. Novas legislações em emissões incentivaram o desenvolvimento de veículos mais eficientes, sendo esses mais complexos, a tarefa de desenvolver um design ótimo somente por experiência se torna quase impossível, ou ao menos fadada a gerar resultados sub-ótimos. Para lidar com a complexidade desta tarefa, essa tese almeja o desenvolvimento de uma ferramenta para realizar otimização, com o intuito de solucionar diversos problemas, e.g. calibração de modelos, otimização de características de veículo, etc. A ferramenta desenvolvida pode realizar otimização com variáveis mistas e multiobjetivo, e lidar com vários tipos de restrições, dado que vários problemas requerem essa habilidade. A ferramenta foi testada em um conjunto de funções de teste e em casos reais fornecidos pela Volvo. No primeiro caso, a ferramenta realizou uma otimização multiobjetivo com variáveis mistas e reduziu com sucesso o erro de um modelo de tráfego de Gipps. No segundo teste prático, ela otimizou um mapa de troca de marchas de uma caixa automática de ônibus. O objetivo era reduzir o consumo de combustível e melhorar a performance, e ao fim, foi obtida uma redução de 1.4% no consumo sem nenhuma perda em performance. | pt_BR |
dc.description.embargo | 5000-01-01 | - |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fredriksson, Jonas | |
dc.contributor.advisor-co1 | Bernardelli, Euclides Alexandre | |
dc.contributor.referee1 | Fredriksson, Jonas | |
dc.contributor.referee2 | . | |
dc.contributor.referee3 | . | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ELEMENTOS DE MAQUINAS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Mecânica |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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