Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483
Título: Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo
Autor(es): Smijtink, Rafael Klüppel
Orientador(es): Fredriksson, Jonas
Palavras-chave: Otimização matemática
Algorítmos genéticos
Calibração
Engenharia mecânica
Mathematical optimization
Genetic algorithms
Calibration
Mechanical engineering
Data do documento: 14-Dez-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: SMIJTINK, Rafael Klüppel. Desenvolvimento de métodos de otimização para a plataforma de simulação de consumo da Volvo. 2016. 90 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.
Resumo: Métodos de otimização estão sendo cada vez mais usados na indústria automotiva. Novas legislações em emissões incentivaram o desenvolvimento de veículos mais eficientes, sendo esses mais complexos, a tarefa de desenvolver um design ótimo somente por experiência se torna quase impossível, ou ao menos fadada a gerar resultados sub-ótimos. Para lidar com a complexidade desta tarefa, essa tese almeja o desenvolvimento de uma ferramenta para realizar otimização, com o intuito de solucionar diversos problemas, e.g. calibração de modelos, otimização de características de veículo, etc. A ferramenta desenvolvida pode realizar otimização com variáveis mistas e multiobjetivo, e lidar com vários tipos de restrições, dado que vários problemas requerem essa habilidade. A ferramenta foi testada em um conjunto de funções de teste e em casos reais fornecidos pela Volvo. No primeiro caso, a ferramenta realizou uma otimização multiobjetivo com variáveis mistas e reduziu com sucesso o erro de um modelo de tráfego de Gipps. No segundo teste prático, ela otimizou um mapa de troca de marchas de uma caixa automática de ônibus. O objetivo era reduzir o consumo de combustível e melhorar a performance, e ao fim, foi obtida uma redução de 1.4% no consumo sem nenhuma perda em performance.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10483
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_DAMEC_2017_1s_64.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
5,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.