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Título: Determinação de trocador de calor para resfriar o óleo lubrificante de motor automotivo a diesel de 3 cilindros utilizando o fluido de arrefecimento
Autor(es): Belorini, Bruno Euclésio Herreira
Roque, Guilherme Escorsin
Orientador(es): Erthal, Raul Henrique
Palavras-chave: Motor diesel - Resfriamento
Óleos lubrificantes
Pressão - Motores (Diesel)
Diesel motor - Cooling
Lubricating oils
Pressure - Motors (Diesel)
Data do documento: 29-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: BELORINI, Bruno Euclésio Herreira; ROQUE, Guilherme Escorsin. Determinação de trocador de calor para resfriar o óleo lubrificante de motor automotivo a diesel de 3 cilindros utilizando o fluido de arrefecimento. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.
Resumo: Durante os testes de validação dos sistemas de arrefecimento e lubrificação de motores a diesel de três cilindros utilizado em trator de baixa potência, detectou-se, através do procedimento de teste dos sistemas auxiliares do motor, que o óleo lubrificante está aquecendo além do limite admissível de temperatura. Ao mesmo tempo o fluido de arrefecimento apresenta temperatura significativamente abaixo da máxima permitida. Para solucionar esse problema, foi realizado o teste para aquisição de dados do sistema com a instalação de um trocador de calor de quatro placas entre o óleo lubrificante e o fluido de arrefecimento. Com a obtenção desses dados foi possível realizar a seleção de um trocador de calor que atendesse às especificações de temperatura máxima exigidas.
Abstract: During the cooling and lubrication systems validation tests of a three-cylinder diesel engine used in low power tractors, it was found that the lubricating oil is warming beyond acceptable limit temperature. At the same time, the coolant temperature is significantly below the maximum allowed. In order to solve this problem, tests were conducted to acquire the data from the system. It was installed a four plates heat exchanger between the lubrication oil and cooling fluid and then a test was carried out to acquire data from the system. With these data it was possible the sizing of an heat exchanger that met the specifications required of the maximum temperature.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10339
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