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dc.creatorBelorini, Bruno Euclésio Herreira
dc.creatorRoque, Guilherme Escorsin
dc.date.accessioned2020-11-12T18:30:16Z-
dc.date.available2020-11-12T18:30:16Z-
dc.date.issued2013-04-29
dc.identifier.citationBELORINI, Bruno Euclésio Herreira; ROQUE, Guilherme Escorsin. Determinação de trocador de calor para resfriar o óleo lubrificante de motor automotivo a diesel de 3 cilindros utilizando o fluido de arrefecimento. 2013. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2013.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10339-
dc.description.abstractDuring the cooling and lubrication systems validation tests of a three-cylinder diesel engine used in low power tractors, it was found that the lubricating oil is warming beyond acceptable limit temperature. At the same time, the coolant temperature is significantly below the maximum allowed. In order to solve this problem, tests were conducted to acquire the data from the system. It was installed a four plates heat exchanger between the lubrication oil and cooling fluid and then a test was carried out to acquire data from the system. With these data it was possible the sizing of an heat exchanger that met the specifications required of the maximum temperature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotor diesel - Resfriamentopt_BR
dc.subjectÓleos lubrificantespt_BR
dc.subjectPressão - Motores (Diesel)pt_BR
dc.subjectDiesel motor - Coolingpt_BR
dc.subjectLubricating oilspt_BR
dc.subjectPressure - Motors (Diesel)pt_BR
dc.titleDeterminação de trocador de calor para resfriar o óleo lubrificante de motor automotivo a diesel de 3 cilindros utilizando o fluido de arrefecimentopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDurante os testes de validação dos sistemas de arrefecimento e lubrificação de motores a diesel de três cilindros utilizado em trator de baixa potência, detectou-se, através do procedimento de teste dos sistemas auxiliares do motor, que o óleo lubrificante está aquecendo além do limite admissível de temperatura. Ao mesmo tempo o fluido de arrefecimento apresenta temperatura significativamente abaixo da máxima permitida. Para solucionar esse problema, foi realizado o teste para aquisição de dados do sistema com a instalação de um trocador de calor de quatro placas entre o óleo lubrificante e o fluido de arrefecimento. Com a obtenção desses dados foi possível realizar a seleção de um trocador de calor que atendesse às especificações de temperatura máxima exigidas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Erthal, Raul Henrique
dc.contributor.referee1Erthal, Raul Henrique
dc.contributor.referee2Germer, Eduardo Matos
dc.contributor.referee3Cararo, Nilton Luiz
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::MAQUINAS, MOTORES E EQUIPAMENTOSpt_BR
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