Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268
Título: Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja
Autor(es): Fernandes, Marcus Vinícius Da Silva
Orientador(es): Deus, Hilbeth Parente Azikri de
Palavras-chave: Veículos - Análise
Software - Testes
Automóveis - Molas e suspensão
Vehicles - Analysis
Computer software - Testing
Automobiles - Springs and suspension
Data do documento: 24-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: FERNANDES, Marcus Vinícius da Silva. Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja. 2015. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: Um baja é um veículo off-road desenvolvido por equipes formadas por alunos de diversas universidades brasileiras. O principal problema enfrentado pela equipe de baja da UTFPR-CT é o desempenho insatisfatório dos sistemas de suspensão e direção de seu protótipo. Isto é evidenciado pelos resultados ruins nas provas de apresentação de projeto e pela incapacidade de completar uma prova de suspension and traction. Deste modo, torna-se evidente a importância de um bom projeto destes sistemas, para se tornar mais competitivo. O caso específico da equipe da UTFPR- CT, ocorre uma constante perda de aderência dos pneus durante uma curva e a excessiva rigidez da suspensão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar estes sistemas, demonstrando as qualidades, defeitos e os pontos de melhoria. Os objetivos específicos são: redução da variação de cambagem pelo deslocamento vertical da roda da suspensão dianteira, redução do raio de curva mínimo e seleção adequada da rigidez das molas. Primeiramente, será feita uma revisão da literatura, a fim de apresentar os principais conceitos de dinâmica veicular. Em seguida, será feita uma análise dos sistemas de suspensão e direção do atual baja, evidenciando- se os principais problemas. Então, a fim de se demonstrar a evolução em nível de projeto que este trabalho pode gerar, serão propostos novos sistemas que apresentem um desempenho mais apropriado. O cálculo dos parâmetros relacionados a estes sistemas, nas etapas de análise, será realizado utilizando-se o software de simulação de veículos Adams/Car.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COEME_2015-1_29.pdf2,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.