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dc.creatorFernandes, Marcus Vinícius Da Silva
dc.date.accessioned2020-11-12T18:26:00Z-
dc.date.available2020-11-12T18:26:00Z-
dc.date.issued2015-03-24
dc.identifier.citationFERNANDES, Marcus Vinícius da Silva. Análises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini baja. 2015. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/10268-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectVeículos - Análisept_BR
dc.subjectSoftware - Testespt_BR
dc.subjectAutomóveis - Molas e suspensãopt_BR
dc.subjectVehicles - Analysispt_BR
dc.subjectComputer software - Testingpt_BR
dc.subjectAutomobiles - Springs and suspensionpt_BR
dc.titleAnálises da suspensão e direção de um veículo "off-road" do tipo mini bajapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUm baja é um veículo off-road desenvolvido por equipes formadas por alunos de diversas universidades brasileiras. O principal problema enfrentado pela equipe de baja da UTFPR-CT é o desempenho insatisfatório dos sistemas de suspensão e direção de seu protótipo. Isto é evidenciado pelos resultados ruins nas provas de apresentação de projeto e pela incapacidade de completar uma prova de suspension and traction. Deste modo, torna-se evidente a importância de um bom projeto destes sistemas, para se tornar mais competitivo. O caso específico da equipe da UTFPR- CT, ocorre uma constante perda de aderência dos pneus durante uma curva e a excessiva rigidez da suspensão. Desse modo, o objetivo deste trabalho é analisar estes sistemas, demonstrando as qualidades, defeitos e os pontos de melhoria. Os objetivos específicos são: redução da variação de cambagem pelo deslocamento vertical da roda da suspensão dianteira, redução do raio de curva mínimo e seleção adequada da rigidez das molas. Primeiramente, será feita uma revisão da literatura, a fim de apresentar os principais conceitos de dinâmica veicular. Em seguida, será feita uma análise dos sistemas de suspensão e direção do atual baja, evidenciando- se os principais problemas. Então, a fim de se demonstrar a evolução em nível de projeto que este trabalho pode gerar, serão propostos novos sistemas que apresentem um desempenho mais apropriado. O cálculo dos parâmetros relacionados a estes sistemas, nas etapas de análise, será realizado utilizando-se o software de simulação de veículos Adams/Car.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Deus, Hilbeth Parente Azikri de
dc.contributor.referee1Deus, Hilbeth Parente Azikri de
dc.contributor.referee2Erthal, Jorge Luiz
dc.contributor.referee3Roso, Joao Carlos
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::ENGENHARIA TERMICA::TERMODINAMICApt_BR
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