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Título: Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar
Título(s) alternativo(s): Evaluating writing: reflections on evaluting wariting of argumentating texts
Autor(es): Persegona, Marina Siqueira
Orientador(es): Silva, Luciana Pereira da
Palavras-chave: Língua materna - Estudo e ensino
Escrita
Avaliação
Lingüística estrutural
Native language - Study and teaching
Writing
Evaluation
Structural linguistics
Data do documento: 28-Jan-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PERSEGONA, Marina Siqueira. Avaliação da produção textual: reflexões acerca da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar. 2016. 80 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Letras Português/ Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: Este trabalho propõe reflexões sobre o processo de avaliação da escrita de gêneros textuais da ordem do argumentar no Ensino Fundamental II. Para tanto, em um primeiro momento, será apresentado um breve panorama sobre o ensino de língua materna, em especial sobre a questão da produção de texto escrito e de sua avaliação na escola. Em seguida, serão investigadas e analisadas algumas propostas de avaliação de textos já elaboradas por outros teóricos, como Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) e Wachowicz (2015). A partir dessas discussões, há um aprofundamento da avaliação da escrita de gêneros de base argumentativa e a elaboração de uma tabela de critérios específica para tais gêneros. Tal proposta é embasada nas concepções teóricas estudadas e na investigação, via questionário, com professores da rede pública de ensino do Estado do Paraná.
Abstract: This research aims to reflect on the process of evaluating texts of argumentative genres in Primary Education (from 6th to 9th grade). First, a brief overview is presented about mother tongue teaching, with special attention given to the issue of written text production and its evaluation in school. Next, proposals regarding the evaluation of texts previously elaborated by theorists, such as Passarelli (2012), Abaurre&Abaurre (2012), Antunes (2003) and Wachowicz (2015), are investigated and analyzed. Using these discussions as a basis, this study intends to deepen the analysis of evaluating argumentative textual genres and to propose a elaboration of a specific criteria table for these textual genres. To this end, a questionnaire completed by public school teachers from Paraná, Brazil, was applied and analyzed. It is believed that the use of a criteria table supports the process of evaluating argumentative texts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8949
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