Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8940
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCesconetto, Laura de Araújo
dc.date.accessioned2020-11-11T18:35:27Z-
dc.date.available2020-11-11T18:35:27Z-
dc.date.issued2017-06-22
dc.identifier.citationCESCONETTO, Laura de Araújo. Leitura: o uso de contos literários em uma turma de português para falantes de outras línguas. 2017. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português/Inglês) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8940-
dc.description.abstractWhen it comes to teaching Portuguese as a Foreign Language, there are few studies in the academic area, and the present project aims in addition to expand studies, to analyze the reading in a PFOL class. With that, it is possible to evaluate the results of taking literary reading to a Portuguese class for other languages speakers. Some concepts like literacy (ROJO, 2009); literary literacy (PIROLLI, 2013) and reading (RAZET, 2014) were the motivate of the analyses. To take this research, 4 classes of a 100 minutes were ministered in a PFOL class, taking place at the Universidade Tecnológica Federal do Paraná. In each one of these classes, a short story from the book "Mistérios de Curitiba”, from the author "Dalton Trevisan", was the theme of the class' study. The answers given by the students were analyzed with the scope of identifying possible progress of understanding throughout the work with the literary texts. The previously selected stories are the following: “Dois Velhinhos” (1 day), “Chuva” (2 days) and O “Leão” (day). The analysis was performed according to the students’ answers to interpretation questions. On the analysis of the collected information, some aspects were considered such as: the ability to relate linguistic structures of the text and the formulated meanings; the ability to recognize/analyze the main theme of a short story and discuss about it; the ability to recognize specific details represented in the short story and connect it with cultural aspects; relating cultural aspects from Brazil/Curitiba/Paraná represented in the short story. It was not sought to correct the questions based on correct or wrong answers, but to analyze if the reading of these short stories were capable of awake a deeper sensibility for a literary reading.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectContospt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Compêndios para estrangeirospt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectShort storiespt_BR
dc.subjectPortuguese language - Textbooks for foreign speakerspt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.titleLeitura: o uso de contos literários em uma turma de português para falantes de outras línguaspt_BR
dc.title.alternativeReading: the use of literary short stories in a PFOL classpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNo que diz respeito à área de ensino de Português como uma Língua Estrangeira, ainda há poucos estudos no âmbito acadêmico. O presente trabalho busca, além de contribuir para a ampliação desses estudos, analisar a leitura em uma turma de PFOL, com isso, avaliamos também a o resultado de se levar leitura literária para uma turma de Português para falantes de outras línguas. Trazemos os conceitos de letramento (ROJO, 2009); letramento literário (PIROLLI, 2013) e leitura (RAZET, 2014) para fundamentar os aspectos que levamos em conta na análise. Para realizar esta pesquisa, foram ministradas 4 aulas de 100 minutos em uma turma de PFOL na Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Em cada uma dessas aulas, foi trabalhado um conto do livro “Mistérios de Curitiba” do autor paranaense Dalton Trevisan. As respostas escritas dos alunos foram analisadas para tentar identificar possíveis progressos de compreensão ao longo dos trabalhos com os textos literários. Os contos previamente selecionados são os seguintes: Dois Velhinhos (2 horas aula), Chuva (3 horas aula) e O Leão (2 horas aula). A análise foi realizada de acordo com as respostas escritas dos alunos em relação às perguntas de interpretação. Na análise dos dados coletados, foram levados em conta aspectos como: capacidade de relacionar estruturas linguísticas do texto e os significados construídos; capacidade de perceber/analisar o tema central de um conto e discutir sobre ele; capacidade de perceber detalhes específicos retratados no conto e conectá- los com aspectos culturais; relacionar aspectos da cultura brasileira/curitibana/paranaense retratada no conto. Não buscamos corrigir as questões com base em erros e acertos, mas analisar se a leitura desses contos foi capaz de despertar-lhes uma sensibilidade maior em relação à leitura de literatura.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Elisa Novaski
dc.contributor.referee1Cordeiro, Elisa Novaski
dc.contributor.referee2Baldin, Fernanda Deah Chichorro
dc.contributor.referee3Albuquerque, Jeniffer Imaregna Alcantara de
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Letras Português/Inglêspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COLET_2017_1_7.pdf.pdf875,82 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.