Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8502
Título: Sistema de gerência de vagas de estacionamento
Autor(es): Cavamura, Humberto Fernando Massaharu
Mitsuhashi, Marlos Kenjy
Orientador(es): Moribe, Sergio
Palavras-chave: Estacionamento de automóveis
Microcontroladores
Sistemas de comunicação sem fio
Automobile parking
Microcontrollers
Wireless communication systems
Data do documento: 17-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CAVAMURA, Humberto Fernando Massaharu; MITSUHASHI, Marlos Kenjy. Sistema de gerência de vagas de estacionamento. 2014. 107 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
Resumo: Devido ao grande movimento de pessoas em estabelecimentos comerciais, houve um aumento de carros na procura por um local para estacionar. O objetivo principal do projeto é desenvolver um sistema que gerencie as vagas utilizando sensores, para verificar se está ou não ocupado e uma central que informe os motoristas sobre as informações do estacionamento. A metodologia consiste em estudar os métodos empregados em redes sem fio e nos meios de sensoriamento para então desenvolver uma estrutura de comunicação apropriada, com a construção dos módulos, desenvolvimento do hardware e a escolha por um meio de interface com o usuário. O projeto é divido em duas partes, o módulo nas vagas e uma central. A primeira utiliza microcontrolador e um sensor de ultrassom que capta, processa os dados da vaga e envia para a central, através do canal de comunicação a ser desenvolvido. Já a segunda é formada pela Raspberry Pi com Sistema operacional Linux embarcado que capta essas informações e converte em uma interface para o usuário, através de uma tela de monitor. Esse projeto visa alcançar uma redução no tempo de procurar por um local para estacionar, diminuindo o tempo dentro do estacionamento.
Abstract: Due to the large movement of people in shops, there was an increase in demand of cars for a place to park. The main objective of the project is to develop a system that manages parking spots using sensors to check if it is busy or not and a central to inform drivers about the parking information. The methodology consists in studying the methods used in wireless networks and means of sensing to then develop an appropriate communication structure, with the construction of modules, hardware development and the choice for the user interface. The project is divided into two parts, the module present in the parking spot and a central. The first uses a microcontroller and an ultrasonic sensor that captures, processes the data and sends the status of the parking spot to the central through the communication channel to be developed. The second consists of a Raspberry Pi with an operational system Linux embedded and converts this information into a user interface through a monitor screen. This project aims to achieve a reduction in the time to look for a place to park, reducing the time inside the parking lot.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/8502
Aparece nas coleções:CT - Engenharia Eletrônica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_ENGELN_2013_2_12.pdf3,51 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.