Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4995
Título: A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I
Título(s) alternativo(s): The children's literature in the teaching of mathematics: learning strategies for the 2nd year of elementary school I
Autor(es): Tramontin, Luana Eveline
Orientador(es): Pinheiro, Nilcéia Aparecida Maciel
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Literatura infantojuvenil
Estratégias de aprendizagem
Estudantes do ensino fundamental
Mathematics - Study and teaching
Children's literature
Learning strategies
School children
Data do documento: 7-Abr-2020
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: TRAMONTIN, Luana Eveline. A literatura infantil como estratégia de aprendizagem no ensino de matemática: 2º ano do ensino fundamental I. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2020.
Resumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a problemática: Quais as contribuições que uma sequência didática, pautada nos pressupostos da utilização da Literatura Infantil no Ensino de Matemática, poderá trazer para a aprendizagem no 2º ano do Ensino Fundamental I? A pesquisa tem natureza qualitativa, do tipo aplicada, desenvolvida em 2018 em duas turmas do 2º ano do Ensino Fundamental I, em um colégio privado do município de Ponta Grossa, Paraná. Os procedimentos de coleta de dados foram os registros das aplicações e o material produzido pelos alunos. A metodologia da pesquisa foi fundamentada em Moreira e Caleffe (2008), Chizzotti (2003), Marconi e Lakatos (2006) e Bardin (1994). O referencial teórico foi construído em diálogo com os seguintes autores da formação docente e o ensino interdisciplinar da matemática: Schulman (1986), Davis e Krajcik (2005), Curi (2005), Curi (2004), Brasil (2017, 2012,1996, 1997), Santos et al. (2007), Drouet (1995), Vasconcellos (2008), Fazenda (1998). A fundamentação teórica sobre Literatura Infantil e o aprendizado matemático apoiou-se em: Smole (1996, 2000), Farias (2006), Saraiva (2001), Smole e Diniz (2001), Abramovich (1994), Campos e Montoito (2010). Uma Sequência Didática (SD) foi elaborada com base no referencial teórico, contendo os seguintes conteúdos: a) medir os ingredientes da receita de massa de modelar; b) coleta, organização, construção e leitura de gráficos a partir da quantidade de animais presente no livro de história; c) construção de um mercado para trabalhar sistema monetário brasileiro; d) retomada do livro, utilizando ilustrações que represente a matemática no nosso dia a dia. Durante a aplicação da Sequência Didática foi possível perceber o interesse e motivação dos alunos para realização das atividades, contribuindo para a aprendizagem dos conteúdos abordados. Conclui-se que que a Literatura Infantil e a Matemática é uma das possibilidades que o professor do Ensino Fundamental I tem para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem dos conteúdos curriculares de Matemática, envolvendo os alunos na construção do conhecimento. Por isso, acredita-se que a pesquisa desenvolvida pode ser relevante para os professores do Ensino Fundamental I, assim como pesquisadores da área.
Abstract: The present study has as its object of study the problem: What are the contributions that a didactic sequence, based on the assumptions of the use of Children's Literature in the Teaching of Mathematics, can bring to learning in the 2nd year of Elementary School? The research has a qualitative nature, of the applied type, developed in 2018 in two classes of the 2nd year of Elementary School, in a private school in the municipality of Ponta Grossa, Paraná. The data collection procedures were the application records and the material produced by the students. The research methodology was based on Moreira and Caleffe (2008), Chizzotti (2003), Marconi and Lakatos (2006) and Bardin (1994). The theoretical framework was built in dialogue with the following authors of teacher education and the interdisciplinary teaching of mathematics: Schulman (1986), Davis and Krajcik (2005), Curi (2005), Curi (2004), Brazil ( 2017, 2012,1996, 1997), Santos et al. (2007), Drouet (1995), Vasconcellos (2008), Fazenda (1998). The theoretical foundation on Children's Literature and mathematical learning was supported by: Smole (1996, 2000), Farias (2006), Saraiva (2001), Smole and Diniz (2001), Abramovich (1994), Campos and Montoito (2010). A Didactic Sequence (SD) was developed based on the theoretical framework, containing the following contents: a) measuring the ingredients of the modeling clay recipe; b) collection, organization, construction and reading of graphs based on the number of animals present in the history book; c) building a market to work with the Brazilian monetary system; d) resumption of the book, using illustrations that represent mathematics in our daily lives. During the application of the Didactic Sequence, it was possible to perceive the students' interest and motivation to carry out the activities, contributing to the learning of the contents covered. It is concluded that Children's Literature and Mathematics is one of the possibilities that the teacher of Elementary School I has for the development of the teaching and learning processes of the curricular contents of Mathematics, involving students in the construction of knowledge. For this reason, it is believed that the research developed may be relevant for elementary school teachers, as well as researchers in the field.
Descrição: Acompanha produção técnica: A literatura infantil no ensino de matemática: estratégia de aprendizagem para o 2º ano do ensino fundamental I
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4995
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
literaturainfantilaprendizagemmatematica.pdf2,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
literaturainfantilaprendizagemmatematica_1.pdf1,31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.