Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4964
Título: | Recursos educacionais no ensino de matemática |
Autor(es): | Bortolotto, Maristela Pinheiro de Góes |
Orientador(es): | Sturion, Leonardo |
Palavras-chave: | Ensino - Meios auxiliares Jogos no ensino de matemática Prática de ensino Trigonometria Teaching - Aids and devices Games in mathematics education Student teaching Trigonometry |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | BORTOLOTTO, Maristela Pinheiro de Góes. Recursos educacionais no ensino de matemática. 2019. 59 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2019. |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo apresentar uma proposta metodológica para o melhor aprendizado no ensino dos conteúdos de trigonometria no Ensino Médio, buscando estudar o comportamento e as particularidades relações e funções trigonométricas por meio do jogo. A metodologia foi a qualitativa/quantitativa. Espera que esta metodologia possa estimular os alunos na participação das atividades propostas e proporcionar uma melhor aprendizagem da aplicação das funções trigonométricas. Com esse trabalho, pretende-se verificar o aprendizado do aluno por meio do jogo. Espera-se que esta metodologia possa estimular os alunos na participação das atividades propostas e proporcionar uma melhor fixação da aplicação das relações e funções trigonométricas. Desde muitos séculos a Trigonometria vem sendo aplicada nos problemas do cotidiano da humanidade, notadamente quanto se pretende estabelecer modelos robustos que sejam capazes de espelhar os fenômenos relacionados com as ciências naturais como a matemática e a física. Buscaremos estudar o comportamento e as particularidades das funções trigonométricas por meio de dois jogos. O jogo apresentado será chamado o “Ludo Trigonométrico”. |
Abstract: | This dissertation aims to present a methodological proposal for the best learning in the teaching of trigonometry contents in high school, aiming to study the behavior and the particularities relations and trigonometric functions through the game. The methodology was qualitative / quantitative. It hopes that this methodology will encourage students to participate in the proposed activities and provide better learning of the application of trigonometric functions. With this work, it is intended to verify the student's learning through the game. It is hoped that this methodology will encourage students to participate in the proposed activities and provide a better fixation of the application of trigonometric relations and functions. For many centuries Trigonometry has been applied to the daily problems of humanity, especially when it is intended to establish robust models that are able to mirror phenomena related to the natural sciences such as mathematics and physics. We will study the behavior and particularities of trigonometric functions through two games. The game presented will be called the “Trigonometric Ludo”. |
Descrição: | Acompanha: Jogo de tabuleiros: relações e funções trigonométricas |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4964 |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Bortolotto,_Maristela_Pinheiro_de_Goes_2019.pdf | 1,15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Bortolotto,_Maristela_Pinheiro_de_Goes_2019_1.pdf | 886,02 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons