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dc.creatorGonçalves, Edevânio João-
dc.date.accessioned2020-03-03T14:01:07Z-
dc.date.available2020-03-03T14:01:07Z-
dc.date.issued2019-11-11-
dc.identifier.citationGONÇALVES, Edevânio João. Uso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivos. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4740-
dc.description.abstractIn this qualitative research, we sought to build a Didactic Sequence (SD) that included a topic of Modern and Contemporary Physics (FMC) from the perspective of meaningful and contextualized learning.The theme addressed in SD was the photoresist semiconductors, starting from the problem question: what is the principle of activation and shutdown of public lighting through the use of a light sensor?The didactic sequence was prepared based on David Ausubel's Meaningful Learning theory and was applied in a public school to a group of 48 students enrolled in the third grade of high school.In the development of DS, different methodologies and tools were used.In groups of four students, they performed text interpretation, discussion and resolution of proposed exercises, use of computer simulations, handling of the experimental apparatus with the LDR device and multimeter.Through the analysis of the questionnaires it was possible to verify that the students acquired new knowledge, which allowed the verification of the social importance of science and a significant understanding of the behavior of a photoresist semiconductor material.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectPesquisa qualitativapt_BR
dc.subjectFísica - Experiênciaspt_BR
dc.subjectCiência - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectQualitative researchpt_BR
dc.subjectPhysics - Experimentspt_BR
dc.subjectScience - Social aspectspt_BR
dc.titleUso de um dispositivo LDR para o ensino de semicondutores fotoresistivospt_BR
dc.title.alternativeUse of an LDR device for teaching photoresist semiconductorspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNesta pesquisa de abordagem qualitativa, buscou-se construir uma Sequência Didática (SD) que contemplasse um tópico da Física Moderna e Contemporânea (FMC) na perspectiva de uma aprendizagem significativa e contextualizada. O tema abordado na SD foram os semicondutores fotoresistivos, partindo-se da questão problema: qual o princípio de acionamento e desligamento da iluminação pública, através do uso de um sensor de luminosidade? A sequência didática foi preparada com base na teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e foi aplicada em uma escola da rede pública de ensino em um grupo de 48 alunos matriculados na terceira série do ensino médio.No desenvolvimento da SD foram utilizadas diferentes metodologias e ferramentas.Em grupos de quatro alunos, estes realizaram interpretação de texto, discussão e resolução de exercícios propostos, uso de simulações computacionais, manuseio do aparato experimental como dispositivo LDR e multímetro. Através da análise dos questionários foi possível verificar que os educandos adquiriram novos conhecimentos, os quais possibilitaram a verificação da importância social da ciência e a compreensão de forma significativa do comportamento de um material semicondutor fotoresistivo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5072133180014337pt_BR
dc.contributor.advisor1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee1Longen, Fabio Rogerio-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3968-6199pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2776557906978341pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Leandro Herculano da-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-2374-6521pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350749822007916pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Fábio Ramos da-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3859177293482871pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesFísicapt_BR
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