Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4327
Título: Lousa digital interativa para o ensino de matemática nos anos iniciais: possibilidades na formação docente
Título(s) alternativo(s): Interactive whiteboards for the teaching of mathematics: teacher training possibilities
Autor(es): Eskildssen, Elaine
Orientador(es): Araman, Eliane Maria de Oliveira
Palavras-chave: Lousa interativa
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Ensino fundamental
Interactive whiteboard
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Data do documento: 14-Dez-2017
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: ESKILDSSEN, Elaine. Lousa digital interativa para o ensino de matemática nos anos iniciais: possibilidades na formação docente. 2017. 237 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2017.
Resumo: As lousas digitais interativas são equipamentos que possuem potencialidades pedagógicas que podem ser exploradas por professores para o ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Atualmente, as esferas do Governo Federal, Estadual e Municipal estão em processo de distribuição de lousas digitais interativas às escolas públicas do país. Por meio da utilização de recursos digitais denominados objetos de aprendizagem, esses equipamentos possibilitam a interação e interatividade em sala de aula. No entanto, são necessários saberes docentes específicos para que o professor desenvolva práticas pedagógicas que integrem o uso dessa tecnologia aos conteúdos matemáticos. Esta pesquisa pretende investigar e identificar os saberes docentes por meio da implementação de um curso de formação continuada para o ensino de Matemática por meio do uso da lousa digital interativa. O curso foi ofertado para sete professores das turmas de segundos anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Ibiporã, PR. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações em áudio e vídeo e de questionários. No decorrer do curso, os professores produziram atividades e planos de aula que foram aplicados em suas próprias turmas ao final do curso. Por meio da análise do desenvolvimento dessas aulas in loco, esta pesquisa destaca os saberes docentes que foram evidenciados pelos professores para o ensino de Matemática por meio do uso da lousa digital interativa. Dentre eles, destaca-se o Conhecimento Tecnológico e Pedagógico do Conteúdo (TPACK), que precisa ser desenvolvido nos professores e futuros professores desde a formação inicial por meio de disciplinas específicas para o uso de tecnologias no ensino de Matemática.
Abstract: Interactive whiteboards are devices whose pedagogical potential can be exploited by teachers for the teaching of Mathematics in the early years of elementary school. Currently, the spheres of the federal, state and local governments are in the process of distributing interactive whiteboards to public schools in Brazil. Through the use of digital resources, which are called learning objects, these devices enable interaction and interactivity in the classroom. However, specific teaching knowledge is required so that teachers are able to develop pedagogical practices that integrate the use of this technology with mathematical content. Through the implementation of a continuing education course for the teaching of Mathematics, this research aims to investigate and to identify the teaching knowledge necessary for the use of interactive whiteboards in class. The course was offered to seven teachers from second-year classes of primary education in public schools in Ibipora, Parana, and data was collected through audio, video recordings and questionnaires. During the course, teachers created activities and lesson plans that were applied in their own classes at the end of the course. By analysing the development of these classes in loco, this research highlights the teaching knowledge evidenced by the teachers when teaching Mathematics through the use of interactive whiteboards. Among them all, we draw special attention to the Technological Pedagogical Content Knowledge (TPACK), which needs to be developed by teachers and future teachers from their initial formation through specific subjects for the use of technologies in the teaching of Mathematics.
Descrição: Acompanha: Formação continuada de professores para o ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental por meio de utilização de lousas digitais interativas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4327
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_PPGMAT_M_Eskildssen, Elaine_2017.pdf8,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
LD_PPGMAT_M_Eskildssen, Elaine_2017_1.pdf6,22 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons