Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4203
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBirbeire, Wagner Nagib de Souza-
dc.date.accessioned2019-07-19T16:47:13Z-
dc.date.available2019-07-19T16:47:13Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.citationBIRBEIRE, Wagner Nagib de Souza. A ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe?. 2018. 127 f. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4203-
dc.descriptionAcompanha: Design e Ciênciapt_BR
dc.description.abstractThis work aims at establishing connections between the areas of teaching and design. Design constitutes an independent and interdisciplinary field and provides visions and tools that can improve teaching, especially in the sciences. Information and communication technologies (ICT), didactic transposition and design theories constitute the theoretical and methodological basis of the work. Emphasis is given to graphic images as elements of illustration and translation of scientific thinking, including research works that represent the state of the art in the area of biology carried out within the Oswaldo Cruz Foundation (Fiocruz-PR). It is intended that these materials serve to increase the impact and visibility of academic work (articles and scientific presentations) and, at the same time, constitute references to diverse levels of education: higher and postgraduate education, the secondary level and; in addition, science outreach. It aims at connecting university, research institute and school together with establishing connections between researchers, teachers and students. A series of “scientific schemes” were developed and analyzed as teaching objects that link the production of high level knowledge to multiple school realities. The developed product presents the use of design tools so that they can be used by teachers to improve their classroom activities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectDesenho (Projetos)pt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectImagens como recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectMultimídia interativapt_BR
dc.subjectCiência - Serviços de informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectTeachers - Formationpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectPictures as information resourcespt_BR
dc.subjectInteractive multimediapt_BR
dc.subjectScience - Information servicept_BR
dc.subjectInformation technologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleA ciência no olhar do Design: quer que eu desenhe?pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem por objetivo estabelecer vínculos e ligações entre as áreas de ensino e design. O design enquanto campo independente e interdisciplinar apresenta visões e ferramentas que podem ser importantes quando aplicados no ensino, em especial o ensino de ciências. Do ponto de vista teórico-metodológico, são utilizados os referenciais: tecnologias de informação e comunicação (TIC), Transposição Didática e teorias do design. Ênfase é dada às imagens gráficas enquanto elementos de ilustração e tradução do pensamento científico, incluindo trabalhos de pesquisa que representam o estado da arte na área de biologia realizados no âmbito da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PR). Pretende-se que estes materiais sirvam para aumentar o impacto e visibilidade do trabalho acadêmico (artigos e apresentações científicas) e, ao mesmo tempo, constituam referências para o ensino em nível superior e pós-graduação, mas também em nível médio e em atividades de divulgação científica, conectando universidade, instituto de pesquisa e escola e estabelecendo conexões entre pesquisadores, professores e estudantes. São desenvolvidos e analisados trabalhos de design científico – esquemas científicos – enquanto objetos de ensino que estabelecem uma ligação entre a produção do conhecimento de alto nível e múltiplas realidades escolares. O produto desenvolvido apresenta o uso de ferramentas do design de maneira a que possam ser utilizadas por professores para incrementar suas atividades em sala de aula.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5099179610804168pt_BR
dc.contributor.advisor1Bezerra Júnior, Arandi Ginane-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7811492311173264pt_BR
dc.contributor.referee1Bezerra Junior, Arandi Ginane-
dc.contributor.referee2Gonzalez, Carlos Eduardo Fortes-
dc.contributor.referee3Muñiz, Bruno Dallagiovanna-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::CIENCIASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_PPGFCET_M_Birbeire, Wagner Nagib de Souza_2018.pdf5,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
CT_PPGFCET_M_Birbeire, Wagner Nagib de Souza_2018_1.zip12,19 MBUnknownVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons