Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3964
Título: Abordagem do campo magnético no ensino médio em uma perspectiva sociointeracionista
Título(s) alternativo(s): An approach of the magnetic field in high school in a social-interactionist perspective
Autor(es): Valle, Roseny Dalla
Orientador(es): Anjos, Rita de Cássia dos
Palavras-chave: Eletromagnetismo
Física - Experiências
Campos elétricos
Electromagnetism
Physics - Experiments
Electric fields
Data do documento: 6-Set-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VALLE, Roseny Dalla. Abordagem do campo magnético no ensino médio em uma perspectiva sociointeracionista. 2018. 169 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho é o resultado da pesquisa realizada para elaboração e aplicação de um produto educacional, desenvolvido durante a participação no Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. O trabalho apresenta uma discussão sobre o ensino e a aprendizagem da Física e a formação de conceitos científicos dentro de uma proposta sociointeracionista. O produto educacional, composto por uma sequência didática e dois kits de materiais, destina-se a desenvolver o conteúdo de campo magnético através de atividades que permitam a interação e participação dos alunos na construção de seu conhecimento. A amostra constou de 11 alunos de 2ª e 3ª séries do Ensino Médio que responderam ao pré-teste e ao pós-teste, antes e depois da sequência didática. Os resultados analisados mostram um aumento significativo de respostas corretas e com melhor argumentação, o que evidencia a validade da metodologia aplicada. Tanto as atividades realizadas quando os resultados estão explicitados e discutidos no texto.
Abstract: This work is the result of the research carried out for the elaboration and application of an educational product developed during the participation in the master’s course Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física. This paper presents a discussion about the teaching and learning of physics and the formation of scientific concepts within a socio-interactionist proposal. The educational product, consisting of a didactic sequence and two kits of materials, is designed to develop the magnetic field content through activities that allow the students' interaction and participation in the construction of their knowledge. A group of 11 students participated in the application of the product, all of them in the 2nd or 3rd grades of high school. The participants answered the pre-test and the post-test, before and after the didactic sequence. The analyzed results show a significant increase of correct answers and better argumentation, which evidences the validity of the applied methodology. All the activities carried out and the results are explained and discussed in the following text.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3964
Aparece nas coleções:MD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
campomagneticoperspectivasociointeracionista.pdf5,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
campomagneticoperspectivasociointeracionista_Produto.pdf4,49 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.