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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36771
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Cortivo, Abel Luiz | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T11:24:06Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12T11:24:06Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
dc.identifier.citation | CORTIVO, Abel Luiz. Análise da adição de resíduos de corpos de prova de concreto à brita graduada simples em bases de pavimentos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36771 | - |
dc.description.abstract | The civil construction industry generates a large amount of waste, including concrete test specimens used to verify their compressive strength. When improperly disposed of, this material generates negative impacts on the environment, making it necessary to seek sustainable alternatives. This study investigates the feasibility of incorporating these concrete test specimen residues into simple graded aggregate (SGA) in pavement base layers. For this analysis, samples of concrete waste and SGA were collected, which underwent crushing and dosing processes. Different mixtures with varying proportions of residue (10%, 20% and 100%) were prepared and subjected to normative tests, such as granulometric analysis, California Bearing Ratio (CBR), Los Angeles abrasion test, sand equivalent and flatness, according to standards established by the National Department of Transport Infrastructure and the Paraná State Department of Roads. The results demonstrated that the addition of these residues, despite affecting the mechanical and physical properties of BGS, leads to obtaining indices that still satisfy current standards. In some cases, laboratory tests showed improvement in resistance parameters, resulting in a CBR greater than 220% for certain materials. Thus, its use becomes technically viable in the execution of pavement bases. Furthermore, the reuse of waste can reduce the impacts associated with its irregular disposal, as well as environmental implications generated by the exploitation of natural aggregate deposits. Thus, the study contributes to the development of sustainable solutions in civil engineering, promoting the reuse of materials without damaging the quality of road structures. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Pavimentos | pt_BR |
dc.subject | Brita | pt_BR |
dc.subject | Agregados (Materiais de construção) | pt_BR |
dc.subject | Concreto | pt_BR |
dc.subject | Pavements | pt_BR |
dc.subject | Stone, Crushed | pt_BR |
dc.subject | Aggregates (Building materials) | pt_BR |
dc.subject | Concrete | pt_BR |
dc.title | Análise da adição de resíduos de corpos de prova de concreto à brita graduada simples em bases de pavimentos | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the addition of waste from concrete test specimens to simple graded aggregate in pavement bases | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A indústria da construção civil gera uma grande quantidade de resíduos, incluindo corpos de prova de concreto utilizados na verificação de sua resistência à compressão. Quando descartado inadequadamente, este material gera impactos negativos ao meio ambiente, tornando necessária a busca por alternativas sustentáveis. Este estudo investiga a viabilidade da incorporação desses resíduos de corpos de prova de concreto à brita graduada simples (BGS) em camadas de base de pavimentos. Para esta análise, foram coletadas amostras de resíduos de concreto e BGS, que passaram por processos de britagem e dosagem. Foram elaboradas diferentes misturas com proporções variadas de resíduo (10%, 20% e 100%) e submetidas a ensaios normativos, como análise granulométrica, Índice de Suporte Califórnia (ISC), ensaio de abrasão Los Angeles, equivalente de areia e lamelaridade, conforme normas estabelecidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes e pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem do Paraná. Os resultados demonstraram que a adição desses resíduos apesar de afetar as propriedades mecânicas e físicas da BGS, conduzem a obtenção de índices que ainda satisfazem as normas vigentes. Em alguns casos, os ensaios laboratoriais demonstraram melhora nos parâmetros de resistência, resultando em um ISC superior a 220% para determinado material. Com isso, o seu uso se torna tecnicamente viável na execução de bases de pavimentos. Ainda, a reutilização dos resíduos pode reduzir os impactos associados ao descarte irregular dos mesmos bem como implicações ambientais geradas pela exploração de jazidas de agregados naturais. Dessa forma, o estudo contribui para o desenvolvimento de soluções sustentáveis na engenharia civil, promovendo o reaproveitamento de materiais sem danos à qualidade das estruturas rodoviárias. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee1 | Trombetta, Jairo | - |
dc.contributor.referee2 | Pelaquim, Flávia Gonçalves Pissinati | - |
dc.contributor.referee3 | Fracaro, Normelio Vitor | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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