Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36766
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Winckler, Lucas Minks | - |
dc.date.accessioned | 2025-05-12T11:16:28Z | - |
dc.date.available | 2025-05-12T11:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-13 | - |
dc.identifier.citation | WINCKLER, Lucas Minks. Estudo comparativo entre sistemas ferroviários: a infraestrutura do Brasil em contraste com nações econômica e geograficamente similares. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36766 | - |
dc.description.abstract | This paper carried out a comparative study of rail systems between Brazil and three other economically and geographically similar nations, analyzing their infrastructures, methods of operation, legislation and regulations, innovations and technologies planned and implemented, the environmental impact of the modal, especially in a future scenario, and investment and management models for rail networks. The literature review and the survey of specific data for each of the rail networks led the research in a way that the systems were compared in a pertinent way, in order to observe which points differ and which converge, in an attempt to assimilate possibilities for adapting the positive points in a beneficial way in the Brazilian system. The results obtained indicate that the Brazilian rail network is considerably below other countries in all the fields discussed, especially in terms of effectiveness, modernization and integration of the rail transport modal, as well as infrastructure in general. It is concluded that, in order to affirm that the country has a functional and effective rail network that moves the country's economy and meets environmental and sustainable parameters, it is essential to increase government participation in large-scale investments and projects, especially integration between regions and modes, as well as carrying out feasibility studies to implement technologies that are financially accessible in a realistic scenario and increase the efficiency of rail transport in Brazil. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Ferrovias | pt_BR |
dc.subject | Transporte ferroviário de carga | pt_BR |
dc.subject | Transportes | pt_BR |
dc.subject | Railroads | pt_BR |
dc.subject | Railroads - Freight | pt_BR |
dc.subject | Transportation | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo entre sistemas ferroviários: a infraestrutura do Brasil em contraste com nações econômica e geograficamente similares | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative study of railway systems: Brazil’s infrastructure in contrast with economically and geographically similar nations | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho elaborou um estudo comparativo de sistemas ferroviários entre o Brasil e outras três nações semelhantes econômica e geograficamente, analisando suas infraestruturas, métodos de operação, legislações e regulamentações, inovações e tecnologias planejadas e implementadas, impacto ambiental do modal, especialmente num cenário futuro e modelos de investimento e de administração das malhas ferroviárias. A revisão bibliográfica e levantamento de dados específicos de cada uma das redes ferroviárias conduziram a pesquisa de modo que os sistemas foram confrontados de maneira pertinente, a fim de observar quais pontos diferem e quais convergem, na busca de assimilar possibilidades de adaptação dos pontos positivos de maneira benéfica no sistema brasileiro. Os resultados obtidos apontam que a malha ferroviária brasileira se encontra consideravelmente abaixo dos outros países em todos os campos abordados, especialmente no que diz em efetividade, modernização e integração do modal de transporte ferroviário, além da infraestrutura em geral. Conclui-se que, a fim de afirmar que o país possui uma rede ferroviária funcional e efetiva, que movimente a economia do país e se enquadre em parâmetros ambientais e sustentáveis, é essencial aumentar a participação do governo nos investimentos e projetos de grande porte, especialmente de integração entre regiões e modais, além de realizar estudos de viabilidade para implantação de tecnologias que sejam financeiramente acessíveis em um cenário realista e aumentem a eficiência do meio de transporte ferroviário no Brasil. | pt_BR |
dc.degree.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.publisher.local | Pato Branco | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tabalipa, Ney Lyzandro | - |
dc.contributor.referee1 | Tabalipa, Ney Lyzandro | - |
dc.contributor.referee2 | Sabbi, Volmir | - |
dc.contributor.referee3 | Milani, Cleovir José | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Departamento Acadêmico de Construção Civil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PB - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
estudocomparativosistemasferroviarios.pdf | 1,65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons