Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3530
Título: Ensino de programação com ênfase na solução de problemas
Título(s) alternativo(s): Teaching programming with emphasis on problem solving
Autor(es): Bini, Elena Mariele
Orientador(es): Koscianski, André
Palavras-chave: Programação (Computadores) - Estudo e ensino
Aprendizagem baseada em problemas
Heurística
Computer programming - Study and teaching
Problem-based learning
Heuristic
Data do documento: 11-Fev-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: BINI, Elena Mariele. Ensino de programação com ênfase na solução de problemas. 2010. 84 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: O aprendizado de programação de computadores é um processo complexo de aquisição de habilidades. Duas dificuldades principais se manifestam entre alunos novatos: a falta de envolvimento e motivação; e limitações quanto à capacidade de resolução de problemas. Procurando minimizar tais dificuldades são propostas estratégias de ensino de programação, alicerçadas no construcionismo, teoria proposta por Seymour Papert; e no uso de heurísticas para resolução de problemas, propostas por George Polya. Nesse quadro a elaboração de modelos mentais adequados foi considerada como necessária para o aprendizado eficaz. As estratégias de ensino são compostas por exemplos e atividades com caráter lúdico e desafiador. A aplicação do trabalho em uma turma de adolescentes cursando ensino técnico apresentou resultados positivos. As estratégias de ensino estão formalizadas em nove roteiros de aula e compõem um manual, produto deste trabalho.
Abstract: Learning to program a computer is a complex process of skill acquisition. Two main difficulties are present among novice students: the lack of motivation and involvement; and limitations with respect to the capability to solve problems. Teaching strategies are proposed in order to minimize those difficulties, based on the construcionism, the theory developed by Seymour Papert; and on heuristics for problem solution, proposed by George Polya. In this framework, the construction of the adequate mental models was considered as a requirement for effective learning. The teaching strategies are composed of examples and activities with a ludic and challenging character. The application of the method with a group of teenagers of a technical course, showed positive results. The teaching strategies are described in nine phases. They are published in a manual that accompanies the dissertation.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3530
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Bini, Elena Mariele_2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.