Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34855
Título: Elaboração de um plano de comunicação interna em uma empresa de grande porte de Londrina
Título(s) alternativo(s): Development of an internal communication plan in a large company in Londrina
Autor(es): Duarte, Vitória França
Orientador(es): Quintilhano, Silvana Rodrigues
Palavras-chave: Comunicação nas organizações
Planejamento estratégico
Satisfação no trabalho
Communication in organizations
Strategic planning
Job satisfaction
Data do documento: 20-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: DUARTE, Vitória França. Elaboração de um plano de comunicação interna em uma empresa de grande porte de Londrina. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2024.
Resumo: A comunicação é uma ferramenta amplamente utilizada dentro das organizações, seja de estrutura formal ou informal. Sem a comunicação, as atividades operacionais e as metas da empresa não conseguem ser efetivadas, pois trata de um conjunto de atividades, processos e estratégias que se concretizam através da troca de informações. Entretanto, não é raro perceber que a comunicação é um aspecto frequentemente ignorado. Nesse sentido, objetivou-se com o trabalho a estruturação de um plano de comunicação interna para o time de Acesso ao Mercado de uma empresa de grande porte na cidade de Londrina, a fim de promover satisfação e motivação dos colaboradores, bem como a melhoria do desempenho do time. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa qualitativa e levantamento survey para compreensão dos pontos de melhoria na área de comunicação interna que o setor necessitava. Dos resultados obtidos, sugeriu-se a implantação das ferramentas: treinamento de feedback e comunicação, instituição de rotina de feedback, reunião semanal de equipe e quadro de responsabilidades.
Abstract: Communication is the most widely used tool within organizations, whether formally or informally. Without it, the company's operational activities and goals cannot be achieved, as communication is a set of activities, processes and strategies that are implemented through the exchange of information. However, it is not uncommon to realize that this is an aspect that is often ignored. In this sense, the objective of the study was to structure an internal communication plan for the Go to Market team of a large company in the city of Londrina, in order to promote employee satisfaction and motivation, as well as improving team performance. To this end, the qualitative research and survey method was used to understand the points for improvement in the area of internal communication that the sector needed. From the results obtained, it was suggested the implementation of the tools: feedback and communication training, establishment of a feedback routine, weekly team meeting and responsibilities chart.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34855
Aparece nas coleções:LD - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planocomunicacaointernaempresa.pdf1,89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons