Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34831
Título: Problemas de contagem como elemento de apoio no processo de ensino aprendizagem ao longo do ensino fundamental e médio
Título(s) alternativo(s): Counting problems as a element in the teaching-learning process throughout elementary and high school
Autor(es): Silva, Eduardo José Kotz da
Orientador(es): Silva, Rômel da Rosa da
Palavras-chave: Contagem
Aprendizagem baseada em problemas
Matemática - Estudo e ensino
Counting
Problem-based learning
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 25-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: SILVA, Eduardo José Kotz da. Problemas de contagem como elemento de apoio no processo de ensino aprendizagem ao longo do ensino fundamental e médio. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: O presente trabalho defende a possibilidade da utilização de problemas de contagem como elemento de apoio no processo de ensino aprendizagem do aluno ao longo do ensino fundamental e médio. É apresentado um panorama geral sobre o que é contagem bem como a metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. São então apresentados problemas de contagem que abordam além da contagem outros conteúdos da matemática. Os problemas vêm acompanhados de soluções que seguem as etapas da metodologia de resolução de problemas proposta por George Polya. Além de apresentarmos problemas de contagem relacionados a outros elementos da matemática, tecemos comentários sobre variações destes problemas a fim de evidenciar a fácil relação entre problemas de contagem e os demais conteúdos de matemática do ensino fundamental e médio. Por fim concluindo que, se utilizada de forma correta e gradativa durante os anos, o uso de problemas de contagem como elemento de apoio é muito interessante e se mostra viável tanto ao ensino fundamental quanto ao ensino médio.
Abstract: The present work defends the possibility of using counting problems as a support element in the student's teaching-learning process throughout elementary and secondary education. A general outlook about counting is presented, as well as the problem-solving methodology proposed by George Polya. Counting problems are then presented that address other mathematics content in addition to counting. Problems are accompanied by solutions that follow the steps of the problem-solving methodology proposed by George Polya. In addition to presenting counting problems related to other elements of mathematics, we comment on variations of these problems in order to highlight the easy relationship between counting problems and other mathematics content in elementary and high school. Finally concluding that, if used correctly and gradually over the years, the use of counting problems as a support element is very interesting and is viable for both elementary and secondary education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/34831
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
apoioproblemascontagempolya.pdf527,4 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons