Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475
Título: A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular
Título(s) alternativo(s): A contribution to the game-didactic teaching cell biology
Autor(es): Stefanello, Solange Rosa Riconi
Orientador(es): Carletto, Marcia Regina
Palavras-chave: Ciência - Aspectos sociais
Tecnologia - Aspectos sociais
Jogos educativos
Aprendizagem
Biologia - Estudo e ensino
Science - Social aspects
Technology - Social aspects
Educational games
Learning
Biology - Study and teaching
Data do documento: 11-Nov-2010
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: STEFANELLO, Solange Rosa Riconi. A contribuição do jogo didático para o ensino de biologia celular. 2010. 101 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2010.
Resumo: O objetivo deste trabalho é Identificar as contribuições do jogo didático elaborado “Jogando com a Célula” para a aprendizagem multidimensional dos conceitos acerca do metabolismo celular. Este jogo foi elaborado a partir de pesquisas sobre o conhecimento científico da biologia celular e suas aplicações no cotidiano. O jogo foi aplicado em uma turma do primeiro ano do ensino médio da cidade de Ponta Grossa. Os resultados foram analisados através da metodologia qualitativa. O questionário foi elaborado simulando uma situação de aplicação do conhecimento, com a finalidade de verificar se ocorreu a alfabetização científica multidimensional foi alcançado. Os resultados encontrados diferem-se dos expostos por Pedrancini (2007) e Bastos (1992), pois, os alunos demonstraram reconhecer que as organelas estavam envolvidas no metabolismo da célula e compreenderam que o homem manipula a célula de acordo com os interesses do modelo de sociedade atual (capitalista).
Abstract: The objective is to identify the contributions of educational game developed "Playing with the Cell" to learn about the multidimensional concepts of cellular metabolism. This game was developed from research on the scientific understanding of cell biology and its applications in daily life. The game was applied to a class of first year of teaching middle of the city of Ponta Grossa. The results were analyzed using qualitative methodology. The questionnaire was developed simulating the application of knowledge in order to verify that scientific literacy multidimensional was achieved. The results differ from the exposed Pedrancini (2007) and Bastos (1992), therefore, recognize that students show the organelles were involved in cell metabolism and understood that man manipulates the cell in accordance with the interests of model society (capitalist).
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3475
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Stefanello, Solange Rosa Riconi _2010.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
8,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.