Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32884
Título: Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história
Título(s) alternativo(s): Conceptual map, an academic textual genre: a proposal for retextualization of didactic texts on history
Autor(es): Yoshimoto, Elton Mitio
Yoshimoto, Graziele Maria Freire
Santos, Givan José Ferreira dos
Oliveira, Marilu Martens
Palavras-chave: Mapeamento conceitual
Textos - Gênero
Aprendizagem
História - Estudo e ensino
Concept mapping
Texts - Gender
Learning
History - Study and teaching
Data do documento: 14-Dez-2016
Câmpus: Londrina
Citação: YOSHIMOTO, Elton Mitio; YOSHIMOTO, Graziele Maria Freire; SANTOS, Givan José Ferreira dos; OLIVEIRA, Marilu Martens. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 619-636, dez. 2016. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398. Acesso em: 16 nov. 2023.
Resumo: Apresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.
Abstract: We presente here na experience report on a retextualization practice of didactic texts on History based on production of conceptual maps.This research was carried out with students of the 6th grade of the elementar school II, at the state school located in the city of Cambé (Paraná state).In the study, we investigated whether new knowledge was built by students as from the production of such conceptual maps. Results indicate that by retextualizing didactic texts, students established new relationships and gave a new meaning to the contentes studied, compared to their previous knowledge about the subject. We also observed that the collaborative and dialogical practice was essential to the construction of new knowledge for the relationship they established in the diagrams produced. We expect to contribute to the debates involving the production of conceptual maps a possibility of retextualization and as an important academic genre to develop a meaningful learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32884
ISSN: 2176-6681
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mapaconceitualgenerotextual.pdf401,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons