Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorYoshimoto, Elton Mitio-
dc.creatorYoshimoto, Graziele Maria Freire-
dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
dc.creatorOliveira, Marilu Martens-
dc.date.accessioned2023-11-16T20:24:40Z-
dc.date.available2023-11-16T20:24:40Z-
dc.date.issued2016-12-14-
dc.identifier.citationYOSHIMOTO, Elton Mitio; YOSHIMOTO, Graziele Maria Freire; SANTOS, Givan José Ferreira dos; OLIVEIRA, Marilu Martens. Mapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de história. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 97, n. 247, p. 619-636, dez. 2016. Disponível em: http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398. Acesso em: 16 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2176-6681pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32884-
dc.description.abstractWe presente here na experience report on a retextualization practice of didactic texts on History based on production of conceptual maps.This research was carried out with students of the 6th grade of the elementar school II, at the state school located in the city of Cambé (Paraná state).In the study, we investigated whether new knowledge was built by students as from the production of such conceptual maps. Results indicate that by retextualizing didactic texts, students established new relationships and gave a new meaning to the contentes studied, compared to their previous knowledge about the subject. We also observed that the collaborative and dialogical practice was essential to the construction of new knowledge for the relationship they established in the diagrams produced. We expect to contribute to the debates involving the production of conceptual maps a possibility of retextualization and as an important academic genre to develop a meaningful learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Estudos Pedagógicospt_BR
dc.relation.urihttp://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/3398pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMapeamento conceitualpt_BR
dc.subjectTextos - Gêneropt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectHistória - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectConcept mappingpt_BR
dc.subjectTexts - Genderpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectHistory - Study and teachingpt_BR
dc.titleMapa conceitual, um gênero textual escolar: uma proposta de retextualização de textos didáticos de históriapt_BR
dc.title.alternativeConceptual map, an academic textual genre: a proposal for retextualization of didactic texts on historypt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoApresenta-se um relato de experiência de uma prática de retextualização de textos didáticos de história mediante a produção de mapas conceituais. O estudo é desenvolvido com alunos do 6º ano do ensino fundamental II, em escola estadual localizada no município de Cambé-Paraná, e investiga se novos conhecimentos foram construídos por eles em virtude da produção desses mapas. Os resultados indicam que os alunos, ao retextualizarem textos, estabeleceram novas relações e ressignificaram os conteúdos estudados, se comparados aos seus conhecimentos prévios sobre o tema. Observa-se que a prática colaborativa e dialógica foi fundamental para a construção de novos conhecimentos com base na relação que estabeleceram nos diagramas produzidos. Espera-se com esse relato contribuir para os debates que envolvem a produção do mapa conceitual enquanto uma possibilidade de retextualização e como um gênero textual escolar produtivo no desenvolvimento de uma aprendizagem significativa.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.97i247.3398pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.citation.volume97pt_BR
dc.citation.issue247pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mapaconceitualgenerotextual.pdf401,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons