Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801
Título: Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática
Título(s) alternativo(s): Reading texts in hight school: a didactic proposal
Autor(es): Santos, Givan José Ferreira dos
Souza, Sônia Regina Antunes Naufal de
Palavras-chave: Leitura
Compreensão na leitura
Leitura - Estudo e ensino
Reading
Reading comprehension
Reading - Study and teaching
Data do documento: 7-Jun-2017
Câmpus: Londrina
Citação: SANTOS, Givan José Ferreira dos; SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática. Confluência, Rio de Janeiro, v. 1, n. 52, p. 180-211, 1. sem. 2017. Disponível em: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153. Acesso em: 01 nov. 2023.
Resumo: Este artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos.
Abstract: This academic and scientific study aims to present and analyze the application of a didactic work proposal on reading at school, based on different thought operations - comparison, classification, reasoning, hypothesis and definition, to assist High School Portuguese teachers to develop a proficient reading skill in their studunts. This research conceives reading on a cognitive and social interactional view, and it is characterized basically as an experimental, analytical, and field search. The results show students performing a satisfactory appropriation of the operations of thought and its conscious use as a strategy to reach comprehensive and coherent understanding of texts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801
ISSN: 2317-4153
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituratextosensinomedio.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons