Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
dc.creatorSouza, Sônia Regina Antunes Naufal de-
dc.date.accessioned2023-11-01T21:27:39Z-
dc.date.available2023-11-01T21:27:39Z-
dc.date.issued2017-06-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Givan José Ferreira dos; SOUZA, Sônia Regina Antunes Naufal de. Leitura de textos no ensino médio: uma proposta didática. Confluência, Rio de Janeiro, v. 1, n. 52, p. 180-211, 1. sem. 2017. Disponível em: https://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153. Acesso em: 01 nov. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2317-4153pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32801-
dc.description.abstractThis academic and scientific study aims to present and analyze the application of a didactic work proposal on reading at school, based on different thought operations - comparison, classification, reasoning, hypothesis and definition, to assist High School Portuguese teachers to develop a proficient reading skill in their studunts. This research conceives reading on a cognitive and social interactional view, and it is characterized basically as an experimental, analytical, and field search. The results show students performing a satisfactory appropriation of the operations of thought and its conscious use as a strategy to reach comprehensive and coherent understanding of texts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofConfluência: Revista do Instituto de Língua Portuguesapt_BR
dc.relation.urihttps://revistaconfluencia.org.br/rc/article/view/153pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectReading comprehensionpt_BR
dc.subjectReading - Study and teachingpt_BR
dc.titleLeitura de textos no ensino médio: uma proposta didáticapt_BR
dc.title.alternativeReading texts in hight school: a didactic proposalpt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoEste artigo tem por objetivos apresentar e analisar a aplicação de uma proposta didática de trabalho com leitura na escola, com base em operações de pensamento - comparação, classificação, argumentação, hipótese e definição, para auxiliar o professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio a desenvolver em seus aprendizes a competência leitora de textos. A pesquisa concebe a leitura numa visão cognitiva e sociointeracional e se caracteriza, basicamente, como de campo, experimental e analítica. Os resultados demonstram uma apropriação satisfatória dos estudantes sobre as operações de pensamento e seu uso consciente como estratégia para chegar ao entendimento global e coerente de textos.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.18364/rc.v1i52.153pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.citation.volume1pt_BR
dc.citation.issue52pt_BR
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituratextosensinomedio.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons