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Título: A relação com o saber matemático de professoras pedagogas
Título(s) alternativo(s): The relationship with the matematical knowledge of pedagogue teachers
Autor(es): Cavalaro, Adriana Gentilin
Orientador(es): Arruda, Sergio de Mello
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Professoras
Experiência
Matrizes (Matemática)
Mathematics - Study and teaching
Women teachers
Experience
Matrices
Data do documento: 3-Ago-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Citação: CAVALARO, Adriana Gentilin. A relação com o saber matemático de professoras pedagogas. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.
Resumo: Observar a questão das vivências matemáticas pregressas de professoras pedagogas como fator de criação de conhecimentos, crenças e sentimentos sobre a Matemática torna se relevante na medida em que tal processo pode influenciar sua prática de ensino em sala de aula. A dissertação desenvolvida trata se de uma pesquisa de abordagem qualitativa cujo objeto de estudo envolveu professoras pedagogas que atuavam nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em escolas públicas municipais na região norte do estado do Paraná no ano de 2022. Os dados consistem em entrevistas gravadas em vídeo, posteriormente transcritas, realizadas com cinco pedagogas. Esses dados foram organizados, estruturados e interpretados segundo o que nos apresenta a Matriz 3x3 presente no artigo intitulado “Um novo instrumento para a análise da ação do professor em sala de aula”, de Arruda, Lima e Passos (2011), que consideram a relação com o saber matemático em sala de aula como “Relação com o Saber” (CHARLOT, 2000). Buscando entender a relação com o saber matemático de professoras pedagogas que atuavam nos primeiros anos do Ensino Fundamental, aplicamos a Matriz do Professor aos dados obtidos a partir das entrevistas. Para fornecer uma análise mais detalhada dos dados, utilizamos os procedimentos indicados pela Análise Textual Discursiva (MORAES; GALIAZZI, 2011), utilizando categorias que evidenciaram como essas professoras efetuavam a gestão de relação com o saber matemático. Os resultados sugerem que o processo de formação, mesmo anterior ao curso superior, fornece muito mais que um conjunto de referenciais teóricos ou metodológicos. Toda a história de vida pregressa das entrevistadas está envolvida no que elas demonstravam profissionalmente. Ao utilizar a Matriz 3x3 de Arruda e Passos (2011), compreendemos a influência de diversos fatores no desempenho das pedagogas quanto ao ensino da Matemática na Educação Básica. Os procedimentos da Análise Textual Discursiva possibilitaram a compreensão de que a realidade de todas é permeada de considerável insegurança quanto ao conhecimento que possuem sobre os conteúdos matemáticos, pois grande parte de suas falas diz respeito a como tiveram, e, ainda têm, dificuldade em compreender a Matemática para poder ensiná-la.
Abstract: Observing the issue of previous mathematical experiences of pedagogical teachers as a factor in creating knowledge, beliefs and feelings about Mathematics becomes relevant to the extent that such a process can influence their teaching practice in the classroom. The dissertation developed is a research with a qualitative approach whose object of study involved pedagogical teachers who worked in the Initial Years of Elementary Education in municipal public schools in the northern region of the state of Paraná in 2022. The data consists of interviews recorded in video, later transcribed, carried out with five pedagogues. These data were organized, structured and interpreted according to what is presented in the 3x3 Matrix present in the article entitled “A new instrument for the analysis of teacher action in the classroom”, by Arruda, Lima and Passos (2011), which considers the relationship with mathematical knowledge in the classroom as “Relationship with Knowledge” (CHARLOT, 2000). Aiming to understand the relationship with the mathematical knowledge of pedagogical teachers who worked in the first years of Elementary School, we applied the Teacher Matrix to the data obtained from the interviews. To provide a more detailed analysis of the data, we used the procedures indicated by Discursive Textual Analysis (MORAES; GALIAZZI, 2011), using categories that showed how these teachers managed relationships with mathematical knowledge. The results suggest that the training process, even prior to higher education, provides much more than a set of theoretical or methodological references. The entire previous life story of the interviewees is involved in what they demonstrated professionally. By using the 3x3 Matrix by Arruda and Passos (2011), we understand the influence of several factors on the performance of pedagogues in teaching Mathematics in Basic Education. The Discursive Textual Analysis procedures made it possible to understand that the reality of all of the participants is permeated with considerable insecurity regarding the knowledge they have about mathematical content, as a large part of their statements concerns how they had, and still have, difficulty understanding Mathematics to be able to teach it.
Descrição: Acompanha: Crônicas e produtos educacionais: o saber matemático nos anos iniciais do ensino fundamental
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32630
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