Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32619
Título: Postulados da mecânica quântica: revisão bibliográfica e proposta de material didático para graduandos em ciências exatas
Título(s) alternativo(s): Quantum mechanics postulates: bibliographic review and didactic material proposal for STEM field undergraduates
Autor(es): Marciniak, Tiago Cacelli
Orientador(es): Hirsch, Luciana Rocha
Palavras-chave: Teoria quântica
Aprendizagem significativa
Professores de física - Formação
Física - Estudo e ensino
Quantum theory
Meaningful learning
Physics teachers - Training of
Physics - Study and teaching
Data do documento: 11-Mai-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MARCINIAK, Tiago Cacelli. Postulados da mecânica quântica: revisão bibliográfica e proposta de material didático para graduandos em ciências exatas. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: Por meio da análise de nove livros-texto, sendo sete deles concernentes à mecânica quântica (MQ) e dois deles sobre física moderna, materializou-se o Guia para os postulados de MQ (presente no apêndice A) voltado a alunos de graduação em qualquer curso de ciências exatas. Para tal, realizou-se leitura e análise semiótica dos livros, que compuseram fundamentação para a confecção do material. Já no respeitante ao aprendizado humano, adotou-se a óptica cognitivista por meio da teoria da aprendizagem significativa (AS) do psicólogo David Ausubel. A AS é uma teoria de aprendizagem que enfatiza o uso do que o discente já conhece para facilitar seu aprendizado. Além disso, buscou-se especificar ainda mais o jargão ausubeliano para o contexto da análise. Já no concernente à teoria quântica, os postulados da interpretação de Copenhague são os pilares da ortodoxia presente na maior parte dos livros-texto introdutórios de MQ. Por isso, a fim de tornar aqueles mais precisos e claros houve sua sistematização e explicações, que substanciam o Guia. Nele há quatorze (14) páginas e o material didático será disponibilizado em formato .PDF.
Abstract: Through the analysis of nine textbooks, being seven of those concerning quantum mechanics (QM) and two regarding Modern Physics, the Guide for the postulates of QM (present in the appendix A) was materialized with undergraduate students in the STEM field in the author’s mind. For this, the books were read and their semiotics got analyzed by the author, and they served as a foundation to the confection of the aforesaid guide. Regarding human learning, the cognitivist perspective was adopted through the lens of the theory of meaningful learning (ML) by the psychologist David Ausubel. ML emphasizes the use of what the learner already knows to facilitate his learning. In addition, it was sought to further specify the Ausubelian jargon within the context of the analysis. As far as quantum theory is concerned, the postulates of the Copenhagen interpretation are the cornerstones of orthodoxy present in most introductory QM textbooks. Therefore, in order to make them more precise and clear they got systematized and explained, which is the content of the Guide. It consists of fourteen (14) pages and it is available in .PDF format for everyone.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32619
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mecanicaquanticamaterial.pdf353,68 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons