Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32418
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBet, Amanda Elisa-
dc.date.accessioned2023-09-19T15:30:38Z-
dc.date.available2023-09-19T15:30:38Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationBET, Amanda Elisa. Como as estratégias de ensino foram transformadas pelo evento da pandemia COVID-19: um olhar a partir de relatórios de estágios de matemática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32418-
dc.description.abstractThe present work falls within the scope of mathematics education and aims to highlight “pedagogical practices of teachers who teach mathematics in the pre, during and post pandemic periods” observed by teachers in training of the Mathematics Degree course at UTFPR in Pato Branco. This objective arose from the questions: Did the pandemic and remote teaching bring any kind of positive result in the pedagogical practices of teachers who teach mathematics as well as learning in the classroom? If there were changes, what were they? Did these changes last until the post-COVID-19 pandemic period? Therefore, this is a qualitative, descriptive, documentary research and the analysis will be through the Discursive Textual Analysis of Moraes and Galiazzi (2016). In the development of this work, the importance of the mandatory supervised internship, the importance of the supervising teacher to create the teaching identity, in addition to dialoguing about innovative pedagogical practices, is highlighted. The results of this research showed that the teachers' pedagogical practices had changes, starting to adhere to the use of digital technologies as a teaching tool, use of educational platforms, as well as the use of active methodologies in their practices.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.subjectEducational technologypt_BR
dc.titleComo as estratégias de ensino foram transformadas pelo evento da pandemia COVID-19: um olhar a partir de relatórios de estágios de matemáticapt_BR
dc.title.alternativeHow teaching strategies were transformed by the COVID-19 pandemic event: The mathematics internship reports point of viewpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se insere no âmbito da educação matemática e teve como objetivo evidenciar “práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática nos períodos pré, durante e pós pandemia” observadas por professores em formação do curso de Licenciatura em Matemática da UTFPR de Pato Branco. Esse objetivo surgiu dos questionamentos: A pandemia e o ensino remoto trouxeram algum tipo de resultado positivo nas práticas pedagógicas de professores que ensinam matemática como também a aprendizagem em sala de aula? Se houve mudanças, quais foram? Essas mudanças perduraram até o período pós pandemia da COVID-19? A discussão proposta aqui é fruto de uma pesquisa qualitativa, descritiva e documental, sendo os dados analisados por meio da Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2016). No desenvolvimento da investigação ressaltou-se a importância do estágio supervisionado obrigatório, a importância do professor supervisor para criação da identidade docente além do diálogo sobre práticas pedagógicas inovadoras. Os resultados dessa pesquisa mostraram que as práticas pedagógicas dos professores tiveram mudanças, passando a aderir a utilização de tecnologias digitais como ferramenta de ensino, utilização de plataformas educacionais, como também o emprego de metodologias ativas em suas práticas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee2Nascimento, Moisés Aparecido do-
dc.contributor.referee3Moreira, Jussany Maria de Barros-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiaeducacaopandemiamudanca.pdf13,18 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons