Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32292
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKawalek, Veronice Maria-
dc.date.accessioned2023-09-05T12:55:19Z-
dc.date.available2023-09-05T12:55:19Z-
dc.date.issued2023-06-14-
dc.identifier.citationKAWALEK, Veronice Maria. Computação criativa no ensino de matemática em classes multianos. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/32292-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Computação criativa no ensino de matemática em classes multianospt_BR
dc.description.abstractMathematics is often seen as abstract and difficult to understand, therefore, creative computing can be an instrument to make classes more attractive and contextualized. Based on this budget, the present work aims to analyze the potential of creative computing in the teaching of mathematics in multiyear classes. The methodology used in this dissertation has an applied nature, with an exploratory objective and research method of the pedagogical intervention type. The pedagogical intervention is organized in two moments: the first moment is the intervention, in which a teaching project was applied with students from cycle A of multiyear classes at a school in the countryside of southwestern Paraná, such intervention is methodologically organized through the methodology of Creative Learning and Project-Based Learning and the second moment, characterized by the evaluation of the intervention that takes place through the analysis of data collected during an intervention. Data collection was carried out through monitoring, portfolios and microworld. The collected data were analyzed using content analysis. As a result, it was noticed that the objectives were achieved and that creative computing is a very effective instrument for teaching mathematics in multiyear classes. The educational product originated from this research is an e-book with the mathematics of creative computing in the teaching of mathematics in multiyear classes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectEnsino criativopt_BR
dc.subjectComputaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectClasses especiais (Educação)pt_BR
dc.subjectCreative teachingpt_BR
dc.subjectComputer sciencept_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectResource programs (Education)pt_BR
dc.titleComputação criativa no ensino de matemática em classes multianospt_BR
dc.title.alternativeCreative computing in mathematics teaching in multiyear classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA disciplina de matemática, muitas vezes, é vista como abstrata e de difícil entendimento, assim sendo, a computação criativa poderia ser um instrumento para tornar as aulas dessa disciplina mais atrativas e contextualizadas. Partindo desse pressuposto o presente trabalho teve como objetivo analisar as potencialidades da computação criativa no ensino de matemática em classes multianos. A metodologia utilizada nesta dissertação foi de natureza aplicada, com objetivo exploratório e método de pesquisa do tipo intervenção pedagógica. Essa foi organizada em dois momentos: o primeiro foi de intervenção, no qual foi aplicado um projeto de ensino com estudantes do ciclo A de classes multianos de uma escola do campo do sudoeste do Paraná. Tal intervenção foi metodologicamente organizada por meio da metodologia da Aprendizagem Criativa e da Aprendizagem Baseada em Projetos, o segundo momento, caracterizado pela avaliação da intervenção que acontece por meio da análise dos dados coletados durante a intervenção. Essa coleta foi realizada por meio de 13 questionários, 13 portifólios e 1 micromundo, sendo esses dados analisados por meio da análise de conteúdo. Como resultado, verificou-se que o objetivo foi atingido e que a computação criativa é um instrumento muito eficaz para ensinar matemática em classes multianos. O produto educacional originado da presente pesquisa é um e-book com a temática da computação criativa no ensino de matemática em classes multianos.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-2575-4557pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1484587301902127pt_BR
dc.contributor.advisor1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira Junior, Hércules Alves de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1760-7621pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6668800910212964pt_BR
dc.contributor.referee3Dessbesel, Renata da Silva-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2781-2397pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2172517835872493pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
computacaocriativaensinomatematica.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
computacaocriativaensinomatematica_produto.pdf25,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons