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Título: Acessibilidade arquitetônica na escola municipal Nicon Kopko de Campo Mourão
Título(s) alternativo(s): Architectural accessibility at Nicon Kopko municipal school of Campo Mourão
Autor(es): Watanabe, Camila Yukari Schon
Andreiov, Paulo Gabriel de Lima
Orientador(es): Vieira, Jucélia Kuchla
Palavras-chave: Normas técnicas (Engenharia)
Edifícios públicos - Projeto de acessibilidade
Inclusão escolar
Escolas públicas
Standards, Engineering
Public buildings - Barrier-free design
Mainstreaming in education
Public schools
Data do documento: 31-Mai-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: WATANABE, Camila Yukari Schon; ANDREIOV, Paulo Gabriel de Lima. Acessibilidade arquitetônica na escola municipal Nicon Kopko de Campo Mourão. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2023.
Resumo: A garantia da acessibilidade no ambiente escolar é um direito a todos, embora muitas escolas ainda privam os alunos de ir e vir dentro de seu espaço físico. A acessibilidade é um instrumento fundamental para prática da inclusão social, visto que ela busca o acesso de todas as pessoas, independente de suas dificuldades, de maneira igualitária. Este trabalho tem como objetivo verificar as condições de acessibilidade em uma escola municipal no município de Campo Mourão - Paraná, podendo assim propor diretrizes projetuais seguindo a NBR 9050:2020 e Leis Federais vigentes para melhoria da instituição de ensino. A escola em questão atingiu 58,10% de itens “não atendidos” em relação a acessibilidade, tal dado foi calculado por meio de um levantamento em campo, feito com o auxílio de um checklist aplicado em cada ambiente do âmbito escolar. Por meio de fotos e medições foi possível identificar problemas existentes, propondo assim a elaboração de mudanças, adaptações e melhorias nos acessos, mobiliários e equipamentos da instituição de ensino.
Abstract: The guarantee of accessibility in the school environment is everyone's right, although many schools still deprive students of coming and going within their physical space. Accessibility is a fundamental instrument for the practice of social inclusion, as it seeks access for all people, regardless of their difficulties, in an equal manner. This final paper aims to verify the accessibility conditions in a municipal school in the municipality of Campo Mourão - Paraná, thus allowing to propose design guidelines following the NBR 9050:2020 and Federal Laws in force for the improvement of the educational institution. The school concerned reached 58.10% of items “not met” in relation to accessibility, this data was calculated through a field survey, carried out with the help of a checklist applied in each environment of the school. Through photos and measurements it was possible to identify the problems existing, considering itself thus the elaboration of changes, adaptations and improvements in the accesses, furniture and equipment of the educational institution.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31987
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