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Título: Formação de professores de química a partir do desenvolvimento de sequências de ensino investigativas e dos estilos de aprendizagem
Título(s) alternativo(s): Teacher training in chemistry based on the development of investigative teaching sequences and learning styles
Autor(es): Checo, Daniele Cecília Ulsom de Araújo
Orientador(es): Pauletti, Fabiana
Palavras-chave: Professores - Formação
Professores de química
Aprendizagem
Prática de ensino
Química - Estudo e ensino
Teachers, Training of
Chemistry teachers
Learning
Student teaching
Chemistry - Study and teaching
Data do documento: 9-Mar-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CHECO, Daniele Cecília Ulsom de Araújo. Formação de professores de química a partir do desenvolvimento de sequências de ensino investigativas e dos estilos de aprendizagem. 2023. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: A práxis e a vivência em sala de aula como professores de Química nos permite levantar diversos questionamentos a respeito dos métodos empregados para ensinar e aprender, da relação professor-estudante e, principalmente, acerca de como podemos melhorar nossa prática para atender as demandas emergentes. Nesse contexto, percebo que é preciso ampliar e diversificar a forma de atuação do professor e a abordagem de conteúdos, para assim preconizar o desenvolvimento de habilidades e abranger as diferenças em sala de aula. Com base nas pesquisas realizadas e nas contribuições dos participantes da pesquisa, investiguei o processo de construção de diálogos e de conhecimentos no âmbito de uma ação de extensão, desenvolvida em ambiente virtual, considerando a relação entre Ensino por Investigação, por meio do uso de Sequências de Ensino Investigativas, e a teoria dos Estilos de Aprendizagem. Assim sendo, busquei responder à seguinte questão de pesquisa: “Como os professores, em um curso de formação, podem organizar Sequências de Ensino Investigativas abordando os Estilos de Aprendizagem no ensino de Química?” Em busca de responder tal indagação, desenvolvi um curso de formação continuada na modalidade remota, de modo síncrono e assíncrono (Google Meet e Google Classroom) para estudantes dos cursos de Licenciatura em Química da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, pautado em vários momentos de discussões e de conhecimentos para atender ao objetivo geral dessa pesquisa: propor as Sequências de Ensino Investigativas como abordagens para o desenvolvimento dos Estilos de Aprendizagem no ensino de Química, em um curso de formação para professores. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e tem caráter exploratório. Os dados constituídos durante o desenvolvimento do curso de extensão foram analisados empregando a Análise Textual Discursiva. Tendo em vista isso, os metatextos criados foram, em sequência, Estilos de Aprendizagem e ensino investigativo de Química; O “problema”: etapa fundamental no ensino investigativo de Química; e Implicações da formação ministrada. A interpretação construída indica que os participantes do curso de extensão compreenderam a teoria dos Estilos de Aprendizagem e relacionaram-na com o Ensino por Investigação, entretanto, alguns participantes apresentaram dificuldades pontuais com a construção das Sequências de Ensino Investigativas. Da mesma forma, os resultados apontaram que a promoção de uma formação docente que relacionou o conhecimento de teorias de aprendizagem com a prática imersiva na construção e promoção de abordagens metodológicas diferenciadas que fomentam o desenvolvimento de Estilos de Aprendizagem foi satisfatória para os participantes da pesquisa. Em decorrência, o produto educacional desenvolvido consiste em um caderno digital contendo três Sequências de Ensino Investigativas, o qual foi intitulado de Vivenciando os Estilos de Aprendizagem e o Ensino por Investigação na prática docente em Química, descrevendo caminhos e referenciais que podem servir de base para sua aplicação e desenvolvimento dos pressupostos do Ensino por Investigação e dos diferentes Estilos de Aprendizagem em sala de aula atrelados ao ensino de conceitos químicos.
Abstract: The praxis and experience in the classroom as Chemistry teachers allow us to raise several questions regarding the methods employed for teaching and learning, the teacher-student relationship, and, most importantly, how we can improve our practice to meet emerging demands. In this context, I realize that it is necessary to expand and diversify the teacher’s role and content approach to promote the development of skills and encompass the differences in the classroom. Based on the conducted research and the contributions of the research participants, I investigated the process of constructing dialogues and knowledge within the scope of an extension action developed in a virtual environment, considering the relationship between Inquiry-Based Teaching, through the use of Investigative Teaching Sequences, and the theory of Learning Styles. Thus, I sought to answer the following research question: “how can teachers in a training course organize Investigative Teaching Sequences addressing Learning Styles in the teaching of Chemistry?” In pursuit of answering this question, I developed a remote continuing education course, both synchronous and asynchronous (Google Meet and Google Classroom), for students of the Chemistry Education program at the Federal Technological University of Paraná. The course was based on various moments of discussions and knowledge to fulfill the overall objective of this research: to propose Investigative Teaching Sequences as approaches to the development of Learning Styles in the teaching of Chemistry in a teacher training course. This research is qualitative and exploratory in nature. The data collected during the development of the extension course were analyzed using Discursive Textual Analysis. In light of this, the created metatexts were, in sequence, Learning Styles and investigative teaching of Chemistry; The “problem”: a fundamental step in investigative teaching of Chemistry; and Implications of the provided training. The constructed interpretation indicates that the participants of the extension course understood the theory of Learning Styles and related it to Inquiry-Based Teaching; however, some participants encountered specific difficulties in constructing Investigative Teaching Sequences. Similarly, the results indicated that promoting teacher training that related knowledge of learning theories to immersive practice in the construction and promotion of differentiated methodological approaches that foster the development of Learning Styles was satisfactory for the research participants. Consequently, the educational product developed consists of a digital handbook containing three Investigative Teaching Sequences, entitled “Experiencing Learning Styles and Inquiry-Based Teaching in Chemistry Teaching Practice,” describing paths and references that can serve as a basis for their implementation and the development of the assumptions of Inquiry-Based Teaching and different Learning Styles in the classroom linked to the teaching of chemical concepts.
Descrição: Acompanha: Vivenciando os estilos de aprendizagem e o ensino por investigação na prática docente em química
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31876
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