Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620
Título: Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista
Autor(es): Barbosa, Ana Carla
Santos, Luís Fernando Wiltemburg
Dutra, Alessandra
Santos, Givan José Ferreira dos
Palavras-chave: Redação acadêmica
Linguagem e línguas
Exame Nacional do Ensino Médio (Brasil)
Academic writing
Language and languages
Data do documento: 2018
Câmpus: Londrina
Citação: BARBOSA, Ana Carla; SANTOS, Luís Fernando Wiltemburg; DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos. Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista. Desenredo, Passo Fundo, v. 14, n. 1, p. 140-159, jan./abr. 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367. Acesso em: 27 jun. 2023.
Resumo: O estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do Enem.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620
ISSN: 2236-5400
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
generodissertacaoargumentativaenem.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons