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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarbosa, Ana Carla-
dc.creatorSantos, Luís Fernando Wiltemburg-
dc.creatorDutra, Alessandra-
dc.creatorSantos, Givan José Ferreira dos-
dc.date.accessioned2023-06-27T21:11:09Z-
dc.date.available2023-06-27T21:11:09Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARBOSA, Ana Carla; SANTOS, Luís Fernando Wiltemburg; DUTRA, Alessandra; SANTOS, Givan José Ferreira dos. Módulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionista. Desenredo, Passo Fundo, v. 14, n. 1, p. 140-159, jan./abr. 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367. Acesso em: 27 jun. 2023.pt_BR
dc.identifier.issn2236-5400pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31620-
dc.languageporpt_BR
dc.relation.ispartofDesenredo: Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade de Passo Fundopt_BR
dc.relation.urihttp://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/7367pt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/pt_BR
dc.subjectRedação acadêmicapt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectExame Nacional do Ensino Médio (Brasil)pt_BR
dc.subjectAcademic writingpt_BR
dc.subjectLanguage and languagespt_BR
dc.titleMódulo de reconhecimento do gênero: dissertação argumentativa do Enem sob perspectiva interacionistapt_BR
dc.typearticlept_BR
dc.description.resumoO estudo apresenta reflexões e possibilidades relacionadas ao módulo de reconhecimento do gênero textual na modelização didática do objeto de ensino dissertação-argumentativa no Ensino Médio sob os moldes do gênero apreciados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para tanto, apresenta revisão de literatura que explicita a presentificação do objeto de ensino, correspondente a este módulo de reconhecimento. O percurso epistemológico compreende a concepção interacionista de desenvolvimento humano mediado e observado pela linguagem, a partir dos postulados de Vygotsky e Bakhtin, do interacionismo sócio-discursivo no que tange à transposição didática e a documentos orientadores, como a Matriz de Referência da Redação do Enem e a Cartilha do Participante. Como resultado, apresenta-se proposta metodológica produtiva para professores e estudantes do Ensino Médio sobre o gênero textual dissertativo-argumentativo do Enem.pt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.citation.volume14pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
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