Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAnjos, Leandro Quirino dos
dc.date.accessioned2023-05-16T20:40:00Z-
dc.date.available2023-05-16T20:40:00Z-
dc.date.issued2023-03-31
dc.identifier.citationANJOS, Leandro Quirino dos. Contribuições de um processo formativo para professores dos anos iniciais visando a compreensão dos entendimentos essenciais de raciocínio matemático. 2023. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31421-
dc.descriptionAcompanha: Desenvolvendo compreensões sobre os processos de raciocínio matemático: uma proposta de formação para os anos iniciaispt_BR
dc.description.abstractThe development of mathematical reasoning has been the object of study in diferente researches that involve analyzes of the mathematical reasoning developed by students, as well as the teaching practices that teachers develop,taking into account the actions that contribute to the mobilization of processes students'mathematical reasoning processes. Therefore, this qualitative and interpretative research aims to under stand how the development of a continuing education process can contribute to under standing the Essential Understandings of Mathematical Reasoning for teaching mathematics in the Elementary School. Its hould be noted that the continuing education process was structured based on the PLOT model (Professional Learning Opportunities for Teacher´s). In this perspective, through the use of the Design-Based Research (DBR) research method, it is intended: (a) to under stand how teachers recognize the processes of Mathematical Reasoning through students'resolution; and (b) identify and understand Professional Learning Opportunities in the context of a continuing education process focusing on the Essential Understandings of Mathematical Reasoning processes. In view of this, it is noteworthy that, during the completion of the continuing education process, 3 TAP (Professional Learning Tasks) were developed, however, in this research, the investigation focuses on the 3rd TAP. Data collection was carried out through audio recordings and written productions of the participants during the continuing education process. The educational productcons is its of a teacher's education notebook that was used during the formative process. As a result of this research, we concluded that the development of the continuing education process made it possible for the participating teachers to improve their under standing of the RM processes and their Essential Under standings. Just as they had the opportunity to participate in moment sof discussion and reflection that directly impact the process of teaching Mathematics, more specifically in relation to the development of Mathematical Reasoning and its processes, as well as providing contributions to professional development, through the concretion of Professional Learning Opportunities.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectMatemática - Problemas, questões, exercíciospt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectMathematics (Fundamental education)pt_BR
dc.subjectMathematics - Examinations, questions, etcpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.titleContribuições de um processo formativo para professores dos anos iniciais visando a compreensão dos entendimentos essenciais de raciocínio matemáticopt_BR
dc.title.alternativeContributions of a formative process for teachers of the elementary school aimed at understanding the essential understandings of mathematical reasoningpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento do raciocínio matemático tem sido objeto de estudo em diferentes pesquisas que envolvem análises do raciocínio matemático desenvolvido por alunos, bem como as práticas de ensino que os professores desenvolvem, levando-se em consideração as ações que contribuem para a mobilização dos processos de raciocínio matemático dos alunos. Diante disso, a presente pesquisa, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo, compreender como o desenvolvimento de um processo de formação continuada pode contribuir na compreensão dos Entendimentos Essenciais de Raciocínio Matemático para o ensino de matemática, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Ressalta-se que o processo de formação continuada foi estruturado com base no modelo PLOT (Professional Learning Opportunities for Teachers). Nesta perspectiva, por meio da utilização do método de pesquisa Investigação Baseada em Design (IBD), pretende-se: (a) compreender como o s professores reconhecem os processos de Raciocínio Matemático por meio da resolução dos alunos; e (b) identificar e compreender as Oportunidades de Aprendizagem Profissional no contexto de um processo de formação continuada, tendo-se, como foco, os Entendimentos Essenciais sobre os processos de Raciocínio Matemático. Diante disso, ressalta-se que, durante a realização do processo de formação continuada, foram desenvolvidas 3 TAP (Tarefas de Aprendizagem Profissional), porém, nesta pesquisa, a investigação concentra-se na 3ª TAP. A coleta de dados foi realizada por meio de gravações de áudios e produções escritas dos participantes durante a realização do processo de formação continuada. O produto educacional consiste em um caderno de formação que foi utilizado durante a realização do processo formativo. Como resultados desta pesquisa, concluímos que o desenvolvimento do processo de formação continuada possibilitou ao s professore s participantes, aperfeiçoarem a s compreensões sobre os processos de RM e seus Entendimentos Essenciais, assim como a oportunidade de participarem de momentos de discussões e reflexões que impactam diretamente no processo de ensino de Matemática; mais especificamente em relação ao desenvolvimento do Raciocínio Matemático e seus processos. Propiciou também contribuições para o desenvolvimento profissional por meio da concretização das Oportunidades de Aprendizagem Profissional.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0599-3972pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3637886978311305pt_BR
dc.contributor.advisor1Araman, Eliane Maria de Oliveira
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee1Araman, Eliane Maria de Oliveira-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1808-2599pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1237757168533855pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Alessandro Jacques-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9647-0274pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8469011549621156pt_BR
dc.contributor.referee3Trevisan, André Luis-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0001-8732-1912pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3166010229447391pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contribuicoesprocessoformativoprofessores.pdf5,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
contribuicoesprocessoformativoprofessores_produto.pdf5,76 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons