Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31404
Título: A gamificação como estratégia metodológica para a educação ambiental no ensino público
Título(s) alternativo(s): Gamification as a methodological strategy for environmental education in public education
Autor(es): Tulio, Luciano Daniel
Orientador(es): Nagalli, André
Palavras-chave: Sustentabilidade
Educação ambiental
Educação - Metodologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Gamificação
Ensino - Metodologia
Sustainability
Environmental education
Education - Methodology
Interdisciplinary approach in education
Gamification
Teaching - Methodology
Data do documento: 15-Fev-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: TULIO, Luciano Daniel. A gamificação como estratégia metodológica para a educação ambiental no ensino público. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: O contexto social prevalente em escala global na atualidade, marcado por desigualdades socioeconômicas e pela degradação do meio ambiente, enfatiza a importância da educação ambiental como uma estratégia relevante na busca pela sustentabilidade. Entretanto, apesar dos avanços obtidos quanto à sua realização em meio escolar, estudos sugerem que este objetivo está longe de ser atingido de modo satisfatório nas instituições públicas de ensino no Brasil; em especial, nas etapas da educação básica. A revisão bibliográfica permitiu a identificação das principais dificuldades neste escopo, sendo frequentemente apontadas pelos pesquisadores: a ausência de interdisciplinaridade nas abordagens didáticas, a falta de domínio conceitual dos professores, a desmotivação dos docentes em razão das condições de trabalho e a baixa efetividade das metodologias tradicionais de ensino. Portanto, esta pesquisa – caracterizada como uma pesquisa-ação – buscou propor uma solução metodológica aplicada em um colégio da rede pública paranaense, com estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental. A estratégia incorporou a metodologia ativa da gamificação para estimular a participação dos estudantes, motivar os professores e tornar a Educação Ambiental uma prática regular no cotidiano do colégio, lembrando da sua característica interdisciplinar. A avaliação sobre a efetividade do projeto se deu por meio de questionário à equipe docente e sua análise buscou o diálogo com o referencial bibliográfico e o aprimoramento da estratégia. Os resultados obtidos revelaram relativa eficácia do plano de ação no contexto local, mas ressaltaram aspectos substanciais para o remodelamento do projeto para sua implantação em oportunidades futuras. Finalmente, considerou-se a possibilidade de sua aplicação em outras instituições de ensino e a relevância quanto ao desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.
Abstract: The prevailing social context on a global scale today, marked by socioeconomic inequalities and environmental degradation, emphasizes the importance of environmental education as a relevant strategy in the search for sustainability. However, despite the advances made in terms of its achievement in schools, this objective is far from being satisfactorily achieved in public educational institutions in Brazil; in particular, in the stages of basic education. Therefore, this research – characterized as an action research – sought to identify the main difficulties in this scope and propose a local solution applied in a public school in Paraná, with sixth and seventh grade students. The strategy incorporated the active gamification methodology to encourage student participation, motivate the teaching team and make Environmental Education a regular practice in the daily life of the school, remembering its interdisciplinary characteristic. The evaluation of the effectiveness of the project was carried out through a questionnaire to the teaching team and its analysis sought dialogue with the bibliographic reference and the improvement of the strategy. The results obtained revealed the relative effectiveness of the action plan in the local context, but highlighted substantial aspects for remodeling the project for its implementation in future opportunities. Finally, the possibility of its application in other educational institutions and the relevance regarding the development of new research on the subject were considered.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31404
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamificacaoeducacaoambientalmetodologica.pdf16,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons