Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31404
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTulio, Luciano Daniel-
dc.date.accessioned2023-05-15T17:14:25Z-
dc.date.available2023-05-15T17:14:25Z-
dc.date.issued2023-02-15-
dc.identifier.citationTULIO, Luciano Daniel. A gamificação como estratégia metodológica para a educação ambiental no ensino público. 2023. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31404-
dc.description.abstractThe prevailing social context on a global scale today, marked by socioeconomic inequalities and environmental degradation, emphasizes the importance of environmental education as a relevant strategy in the search for sustainability. However, despite the advances made in terms of its achievement in schools, this objective is far from being satisfactorily achieved in public educational institutions in Brazil; in particular, in the stages of basic education. Therefore, this research – characterized as an action research – sought to identify the main difficulties in this scope and propose a local solution applied in a public school in Paraná, with sixth and seventh grade students. The strategy incorporated the active gamification methodology to encourage student participation, motivate the teaching team and make Environmental Education a regular practice in the daily life of the school, remembering its interdisciplinary characteristic. The evaluation of the effectiveness of the project was carried out through a questionnaire to the teaching team and its analysis sought dialogue with the bibliographic reference and the improvement of the strategy. The results obtained revealed the relative effectiveness of the action plan in the local context, but highlighted substantial aspects for remodeling the project for its implementation in future opportunities. Finally, the possibility of its application in other educational institutions and the relevance regarding the development of new research on the subject were considered.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação - Metodologiapt_BR
dc.subjectAbordagem interdisciplinar do conhecimento na educaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectSustainabilitypt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEducation - Methodologypt_BR
dc.subjectInterdisciplinary approach in educationpt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectTeaching - Methodologypt_BR
dc.titleA gamificação como estratégia metodológica para a educação ambiental no ensino públicopt_BR
dc.title.alternativeGamification as a methodological strategy for environmental education in public educationpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO contexto social prevalente em escala global na atualidade, marcado por desigualdades socioeconômicas e pela degradação do meio ambiente, enfatiza a importância da educação ambiental como uma estratégia relevante na busca pela sustentabilidade. Entretanto, apesar dos avanços obtidos quanto à sua realização em meio escolar, estudos sugerem que este objetivo está longe de ser atingido de modo satisfatório nas instituições públicas de ensino no Brasil; em especial, nas etapas da educação básica. A revisão bibliográfica permitiu a identificação das principais dificuldades neste escopo, sendo frequentemente apontadas pelos pesquisadores: a ausência de interdisciplinaridade nas abordagens didáticas, a falta de domínio conceitual dos professores, a desmotivação dos docentes em razão das condições de trabalho e a baixa efetividade das metodologias tradicionais de ensino. Portanto, esta pesquisa – caracterizada como uma pesquisa-ação – buscou propor uma solução metodológica aplicada em um colégio da rede pública paranaense, com estudantes de sexto e sétimo anos do ensino fundamental. A estratégia incorporou a metodologia ativa da gamificação para estimular a participação dos estudantes, motivar os professores e tornar a Educação Ambiental uma prática regular no cotidiano do colégio, lembrando da sua característica interdisciplinar. A avaliação sobre a efetividade do projeto se deu por meio de questionário à equipe docente e sua análise buscou o diálogo com o referencial bibliográfico e o aprimoramento da estratégia. Os resultados obtidos revelaram relativa eficácia do plano de ação no contexto local, mas ressaltaram aspectos substanciais para o remodelamento do projeto para sua implantação em oportunidades futuras. Finalmente, considerou-se a possibilidade de sua aplicação em outras instituições de ensino e a relevância quanto ao desenvolvimento de novas pesquisas sobre o tema.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0620-8526pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9756399931771277pt_BR
dc.contributor.advisor1Nagalli, André-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Altair-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0036-5363pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8497841698526810pt_BR
dc.contributor.referee2Nagalli, André-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-3985-755Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2654028156219694pt_BR
dc.contributor.referee3Passig, Fernando Hermes-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-7461-0616pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0839069076248628pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambientalpt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.capesCiências Ambientaispt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
gamificacaoeducacaoambientalmetodologica.pdf16,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons