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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVeríssimo, Everton Bazarim-
dc.date.accessioned2023-05-03T14:55:16Z-
dc.date.available2023-05-03T14:55:16Z-
dc.date.issued2022-12-02-
dc.identifier.citationVERÍSSIMO, Everton Bazarim. Projeto preliminar de um smartlab para ensino sobre indústria 4.0. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Mecânica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31295-
dc.description.abstractThis study original idea is to understand the impacts, stipulate product criteria and conduct a comparing analysis for a didactic bench model project for Engineering, Technologists undergraduate students focused on industry and courses that will be impacted by the industrial revolution named Industry 4.0. This industrial revolution is advancing at exponential rates; therefore, it becomes necessary to develop methods to prepare future professionals who are more prepared and updated about technologies found in the sectors day to day.The present research begins with a systematic literature review, to analyze how the Industry 4.0 (i4.0) topic has been presented, addressed, and developed in engineering courses around the world, as well as to understand which points other universities around the globe have dedicated efforts to it. The main results of this review show that the teachings in a practical way application have cooperated in the development of Industry 4.0 education, and the universities have stimulated multidisciplinary communications through the connections between FabLabs, SmartLabs, as well as the urging for relations development between companies and universities. Next, a study was developed about a concept product to help teach about the correlated theme, having as project premises some points inquired by experts in the area, like professors and companies workers who already have in their scope the implementation of i4.0 concepts. A bench proposal called smart lab was developed to assist in education situations. Its concepts were determined using multicriteria decision methodologies (Fuzzy AHP Method) that consider several points that have proven to be successful criteria for the product and future professionals' development to work in areas of Industry 4.0. It was also stipulated components and resources study application premises aiming that a SmartLab can be developed more assertively and without rework or resource beating due to colleges and small and medium enterprises' cooperation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectIndústriaspt_BR
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectProjeto de produtopt_BR
dc.subjectTechnological innovationspt_BR
dc.subjectIndustriespt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectProduct designpt_BR
dc.titleProjeto preliminar de um smartlab para ensino sobre indústria 4.0pt_BR
dc.title.alternativePreliminary design of a smartlab for teaching about industry 4.0pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA ideia original para este estudo é entender os impactos, estipular critérios de produto e executar uma análise de comparação para um projeto modelo de uma bancada didática para graduandos de cursos como Engenharias, Tecnólogos com foco na indústria e/ou cursos que tenham que serão impactados pela revolução industrial nomeada indústria 4.0. Esta revolução industrial está avançando a medidas exponenciais, por isso, se torna uma necessidade pensar sobre a criação de métodos de preparar futuros profissionais mais instruídos e atualizados com as tecnologias encontradas no dia a dia dos setores. O presente trabalho se inicia com uma revisão sistemática da literatura, para que assim seja analisado como o tema da Indústria 4.0 (i4.0) tem sido apresentado, abordado e desenvolvido nos cursos de engenharia ao redor do mundo, assim como, entender quais pontos outras universidades ao redor do globo têm dedicado esforços. Os principais resultados desta revisão mostram que a implementação de ensinamentos de forma prática tem cooperado no desenvolvimento da educação da Indústria 4.0, e universidade tem estimulado comunicações multidisciplinares por meio das conexões entre FabLabs, SmartLabs, assim como a incitação da relação entre empresas e universidades. Em seguida, foi desenvolvido um estudo sobre um conceito de produto para que auxilie no ensino sobre o tema correlatado, tendo como premissas do projeto alguns pontos indagados por experts da área, sendo eles professores e/ou atuantes de empresas que já tem em seu escopo a implementação de conceitos da i4.0. Uma proposta de bancada denominada como smartlab foi elaborada com o intuito de auxiliar a educação. Seus conceitos foram determinados utilizando metodologias de decisão multicritérios (Método Fuzzy AHP), levando em consideração diversos pontos que demonstraram serem critérios de sucesso para o produto e desenvolvimento de futuros profissionais para atuar em áreas da indústria 4.0. Assim como também foi estipulado premissas de componentes e estudo de aplicação de recursos, com intenção que possa ser desenvolvido um SmartLab de forma mais assertivas e sem retrabalhos e/ou perda de recursos, em cooperação com faculdades e pequenas e médias empresas.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Gilson Adamczuk-
dc.contributor.referee1Lima, José Donizetti de-
dc.contributor.referee2Trentin, Marcelo Gonçalves-
dc.contributor.referee3Oliveira, Gilson Adamczuk-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Mecânicapt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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