Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31070
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCamilo, Eduarda Pelizzari-
dc.date.accessioned2023-04-05T14:23:56Z-
dc.date.available2023-04-05T14:23:56Z-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationCAMILO, Eduarda Pelizzari. A formação continuada de professores dos anos iniciais: uma experiência de prática docente com o uso de stop motion em aulas de ciências e science. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/31070-
dc.descriptionAcompanha produção técnica: Stop motion como recurso didáticopt_BR
dc.description.abstractThe objective of this research was to investigate the contributions of a teaching practice experience for the continuing education of early grade teachers, with the use of stop motion in Science and Science classes. In order to contribute to the continuing education of early grade teachers at a private school in Curitiba/PR, this research involved the organization of a sequence of Science and Science lessons for 5th grade and the implementation of interventions using the stop motion technique in pedagogical practice. The research is characterized as interpretive applied, exploratory, with a qualitative approach to the results. The research-formation involved 5th grade teachers of the Science subjects of the regular curriculum and Science subjects of the bilingual curriculum, in addition to the Science Laboratory subject, taught by the researcher in which she also works as a teacher. Data were collected through an initial interview with Science teachers who work in the early years; observation of Science and Science classes for four months; didactic interventions in two 5th grade classes for three months, where the stop motion construction took place; and a final interview with Science and Science teachers from these same classes. The results were organized, described and interpreted based on content analysis, and showed that the experience of teaching practice can be seen as one of the ways to promote the continuing education of teachers, through practical experiences of their daily routine in the classroom, which favored both the deepening of the specificities of the objects of knowledge in Science and Science classes with the mediation of digital technologies. With the purpose of guiding other teachers in the use of stop motion, as a final product of this research, a Pedagogical Booklet was prepared containing guidelines and presenting technological resources that can be used by teachers in the production of stop motion videos, as well as examples of contents that can be approached through this technique.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.subjectPrática de ensinopt_BR
dc.subjectMídia digitalpt_BR
dc.subjectAnimação por computadorpt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectEarly childhood educationpt_BR
dc.subjectStudent teachingpt_BR
dc.subjectDigital mediapt_BR
dc.subjectComputer animationpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectScience - Study and teachingpt_BR
dc.titleA formação continuada de professores dos anos iniciais: uma experiência de prática docente com o uso de stop motion em aulas de ciências e sciencept_BR
dc.title.alternativeThe continued training of teachers of the early years: an experience of teaching practice with the use of stop motion in science and science classespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa foi investigar as contribuições de uma experiência de prática docente para a formação continuada de professores dos anos iniciais, com o uso de stop motion em aulas de Ciências e Science. Com finalidade de colaborar com a formação continuada de professores dos anos iniciais, de uma escola da rede particular de Curitiba/PR, esta pesquisa envolveu a organização de uma sequência de aulas de Ciências e Science para o 5º ano e a implementação de intervenções utilizando a técnica do stop motion na prática pedagógica. A pesquisa se caracteriza como interpretativa aplicada, exploratória, com abordagem qualitativa dos resultados. A investigação-formação envolveu professores do 5º ano, das disciplinas de Ciências do currículo regular, e de Science do currículo bilíngue, além da disciplina de Laboratório de Ciências, ministrada pela pesquisadora em que atua também como professora. Os dados foram coletados por meio de entrevista inicial com professores de Ciências que atuam nos anos iniciais; da observação de aulas de Ciências e Science, durante quatro meses; das intervenções didáticas em duas turmas de 5º ano durante três meses, em que ocorreu a construção do stop motion; e de entrevista final com professores de Ciências e Science dessas mesmas turmas. Os resultados foram organizados, descritos e interpretados com base na análise de conteúdo, e evidenciaram que a experiência de prática docente pode ser visa como uma das formas de promover a formação continuada dos mesmos, por meio de vivências práticas do seu dia a dia em sala de aula, o que favoreceu tanto o aprofundamento nas especificidades dos objetos do conhecimento em Ciências como as aulas de Ciências e Science com mediação de tecnologias digitais. Com o propósito orientar outros professores para a utilização do stop motion, como produto final desta pesquisa, elaborou-se um Caderno Pedagógico contendo orientações e que apresenta recursos tecnológicos que podem ser utilizados pelos professores na produção dos vídeos stop motion, além de exemplos de conteúdos que podem ser abordados por meio dessa técnica.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-8456-7845pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2014326547427115pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee1Bertoni, Danislei-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-9591-1960pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5266519228515641pt_BR
dc.contributor.referee2Crisostimo, Ana Lúcia-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-9909-9300pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8037048007322886pt_BR
dc.contributor.referee3Matos, Eloiza Aparecida Silva Avila de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-2857-4159pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0394414374162107pt_BR
dc.contributor.referee4Szmoski, Romeu Miqueias-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0002-0968-7158pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919669935159197pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEngenharia/Tecnologia/Gestãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
formacaocontinuadaprofessoresciencias.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
formacaocontinuadaprofessoresciencias_produto.pdf2,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons