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Título: Um estudo de texto opinativo sobre racismo ambiental: as aspas reveladoras de vozes sociais
Título(s) alternativo(s): A study of an opinable text on environmental racism: the revealing quotes of social voices
Autor(es): Valentini, Antonio Carlos
Orientador(es): Oliveira, Siderlene Muniz
Palavras-chave: Textos - Gênero
Artigo
Racismo na literatura
Dialogismo (Análise literária)
Texts - Gender
Article
Racism in literature
Dialogism (Literary analysis)
Data do documento: 29-Nov-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: VALENTINI, Antonio Carlos. Um estudo de texto opinativo sobre racismo ambiental: as aspas reveladoras de vozes sociais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como principal objetivo fazer um estudo de fenômenos linguístico-discursivos relacionados às vozes existentes em um texto que tematiza o racismo, pois é um conceito de extrema relevância social, revelador de disparidades sociais e geográficas, que ainda é desconhecido por muitos; necessita, por esse motivo, ser mais difundido. Para desenvolver este trabalho, embasamo-nos em alguns pressupostos teóricos, como o dialogismo bakhtiniano (BAKHTIN, 2009, 2011), discurso relatado (MAINGUENEAU, 2001), entre outros. Já em relação à temática do texto analisado, será abordado o racismo institucional, individual e estrutural, incluindo, ainda, o racismo ambiental (ALMEIDA, 2019), que é pouco conhecido na sociedade. No que diz respeito ao texto a ser analisado, selecionamos um artigo de opinião que tematiza o racismo, especialmente, o ambiental, que é o foco principal deste trabalho. No que diz respeito à metodologia, trata-se de uma pesquisa interpretativa em que partimos da análise dialógica da linguagem (BAKHTIN, 2009, 2011). Nesse sentido, buscamos descrever o contexto de produção deste texto, fazer o levantamento dos tópicos discursivos de seus parágrafos e identificar as vozes explícitas a partir de enunciações entre aspas selecionadas. Assim, investigamos as formas de discurso relatado (DR) dessas enunciações, demarcamos as relações dialógicas estabelecidas por estas, as suas funções sintáticas e interpretamos os seus sentidos. Diferentes vozes sociais e signos, levantadores de diversos temas, foram analisados, comprovando denúncias sobre o racismo ambiental no texto, dentre outros fatos da sociedade, repletos de juízos de valor e de ideologias. Identificamos relações dialógicas estabelecidas referentes à luta social e ideológica entre entidades e pessoas pró e contra a preservação da Amazônia, entre ditadores e vítimas da censura, entre favoráveis à liberdade, à independência e seus opositores e entre opressores e oprimidos no contexto das violências colonial e racial. Esta pesquisa pode contribuir, portanto, com o desenvolvimento de materiais didáticos que abordem a temática em evidência, seguindo as recomendações da BNCC (BRASIL, 2018) ao promover a educação em direitos humanos e a educação ambiental crítica.
Abstract: This work has as its main objective to study linguisticdiscursive phenomena related to the existing voices in a text that thematizes racism, as it is a concept of extreme social relevance, revealing social and geographic disparities, which is still unkown to many; it needs, for this reason, be more widespread. To develop this work, we based on some theoretical assumptions, such as bakhtinian dialogism (BAKHTIN, 2009, 2011), reported speech (MAINGUENEAU, 2001), among others. In relation to the theme of the text analyzed, institucional, individual and structural racism will be addressed, including, also, the environmental one (ALMEIDA, 2019), which is little known in society. With regard to the text to be analyzed, we have selected an opinion article that thematizes racism, especially the environmetal, which is the main focus of this work. With regard to methodology, this is an interpretative research in which we start from the dialogical analysis of language (BAKTHIN, 2009, 2011). In this sense, we seek to describe the context of production of this text, bring up the discursive topics of its paragraphs and identify explicit voices from selected quotation marks. Thus, we investigated the forms of reported discourse (DR) of these utterances, demarcated the dialogic relationships established by them, their syntactic functions and interpreted their meanings. Different social voices and signs, raising different themes, were analyzed, proving complaints about environmental racism in the text, among other facts of society, full of value judgments and ideologies. We identified established dialogical relationships regarding the social and ideological struggle between entities and people for and against the preservation of the Amazon, between dictators and victims of censorship, between profreedom, independence and their opponents and between oppressors and oppressed in the context of colonial and racial violence. This research can contribute, therefore, to the development of teaching materials that address the theme in evidence, following the recommendations of the BNCC (BRASIL, 2018) by promoting human rights education and critical environmental education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30823
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