Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Costa, Juliana Aparecida Alves da | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-06T14:16:28Z | - |
dc.date.available | 2018-04-06T14:16:28Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-26 | - |
dc.identifier.citation | COSTA, Juliana Aparecida Alves da. Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática. 2018. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3080 | - |
dc.description | Acompanha: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática | pt_BR |
dc.description.abstract | This research consists of investigating the interactions that took place between the participants of a Mathematical Research class, where the content covered was the sine function and its parameters. This is a qualitative research, whose objective is to answer the question: "Can the interactions that can be triggered by Mathematical Research have the potential for learning?" For this purpose a sequence of four activities were used that were applied to high school students. Each stage of this research is based on the theoretical presuppositions of Mathematical Research, as pedagogical practice and the analysis of the data are based on the Dialogue. The instruments used to collect data were about audio recordings, written records of the students and teacher records. It was possible to verify that the interactions triggered by Mathematical Investigation have potential for learning. Related to the research was produced an educational product that gathered the activities developed for this research, in addition to others that will be part of the scripts and that will be available to teachers through a link available on the page of the master program. The educational product is composed of activities that may help teachers of Mathematics in their classes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Funções trigonométricas | pt_BR |
dc.subject | Análise de interação na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | pt_BR |
dc.subject | Mathematics - Study and teaching | pt_BR |
dc.subject | Trigonometrical functions | pt_BR |
dc.subject | Interaction analysis in education | pt_BR |
dc.subject | Problem-based learning | pt_BR |
dc.title | Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela investigação matemática | pt_BR |
dc.title.alternative | Dialogue in the classroom: interactions measured by mathematical research | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Esta pesquisa consiste em investigar as interações ocorridas entre os participantes de uma aula de Investigação Matemática, onde o conteúdo abordado foi a função seno e seus parâmetros. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que tem como objetivo responder à questão: “As interações que podem ser desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem?”. Para tanto foi usada uma sequência de quatro atividades que foram aplicadas para estudantes do Ensino Médio. Cada etapa desta pesquisa esta embasada pelos pressupostos teóricos da Investigação Matemática, como prática pedagógica e as análises dos dados estão fundamentados no Diálogo. Os instrumentos utilizados para coleta dos dados versaram sobre gravações em áudio, registros escritos dos alunos e registros da professora. Foi possível constatar que as interações desencadeadas pela Investigação Matemática possuem potencial para a aprendizagem. Relacionada a pesquisa foi produzido um produto educacional que reuniu as atividades desenvolvidas para esta pesquisa, alem de outras que farão parte dos roteiros e que ficará à disposição dos professores por meio de um link disponibilizado na página do programa de mestrado. O produto educacional é composto por atividades que poderão auxiliar professores de Matemática em suas aulas. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5911731871063727 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0067396155971520 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ferruzzi, Elaine Cristina | - |
dc.contributor.referee2 | Borssoi, Adriana Helena | - |
dc.contributor.referee3 | Siple, Ivanete Zuchi | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino de Ciências e Matemática | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
LD_PPGMAT_M_Costa, Juliana Aparecida Alves da_2018.pdf | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir | |
LD_PPGMAT_M_Costa, Juliana Apárecida Alves da_2018_1.pdf | 884,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons