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Título: Análise numérica da flambagem lateral com torção em vigas de aço com seção tranversal I
Título(s) alternativo(s): Numerical analysis of lateral torsional buckling in steel beams with I cross section
Autor(es): Pendeza Júnior, Marcelo Cristiano
Orientador(es): Rigobello, Ronaldo
Palavras-chave: Aço - Estruturas
Vigas
Análise estrutural (Engenharia)
Falhas estruturais
Steel, Structural
Girders
Structural analysis (Engineering)
Structural failures
Data do documento: 1-Dez-2021
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Citação: PENDEZA JÚNIOR, Marcelo Cristiano. Análise numérica da flambagem lateral com torção em vigas de aço com seção tranversal I. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2021.
Resumo: A flambagem lateral com torção (FLT) é um fenômeno que pode proporcionar a ruína de uma estrutura, como por exemplo as vigas de aço com seção transversal I. Sua análise é fundamental para prevenir tal colapso e, por se tratar de uma análise complexa, a ABNT NBR 8800:2008 possui expressões analíticas que culminam em valores próximos do momento crítico elástico. No entanto, é possível melhorar essas aproximações inserindo parâmetros que possuem influência direta neste fenômeno. Com o software ANSYS é possível desenvolver uma análise numérica com os princípios do método dos elementos finitos, para compreender o efeito de FLT sobre os valores de resistência das vigas. Além disso, o Software ANSYS permite atribuição de análises não lineares, imperfeições físicas chamadas de tensões residuais e imperfeições geométricas iniciais da seção, as quais possuem total interferência na resistência de FLT. Para calibração dos modelos numéricos desenvolvidos neste estudo, foram confrontados e validados os valores obtidos com resultados de estudos experimentais e resultados de estudo analítico desenvolvido no software ABAQUS. Dessa forma, foi possível observar uma curva de deslocamento que descreve o comportamento de uma viga em função de um carregamento.
Abstract: The lateral torsional buckling (LTB) is a phenomenon that can cause the ruin of a structure, such as steel beams with cross section I. Its analysis is essential to prevent such collapse, and because it is a complex analysis, ABNT NBR 8800: 2008, has analytical expressions that culminate in values close to the elastic critical moment, however, it is possible to improve this study on parameters that have a direct influence on this phenomenon. With ANSYS Software it is possible to develop a numerical analysis with the principles of the finite element method, to understand the effect of LTB on the strength values of beams. In addition, ANSYS Software allows persistence of non-linear analyses, physical imperfections called residual stresses and initial geometric imperfections of the section, as they have total interference in the LTB resistance. To calibrate the numerical models developed in this study, the values obtained in experimental studies were compared and validated in addition to another analytical study developed in the ABAQUS Software. Thus, it was possible to observe a displacement curve that the behavior of a beam as a function of a load.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30769
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