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dc.creatorSantos, Géssica Eduarda Padilha dos-
dc.date.accessioned2023-03-06T13:07:47Z-
dc.date.available2023-03-06T13:07:47Z-
dc.date.issued2022-12-07-
dc.identifier.citationSANTOS, Géssica Eduarda Padilha dos. Inclusão de alunos surdos na educação matemática: o que revelam as pesquisas do SIPEM. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30710-
dc.description.abstractThe present work has the general objective of analyzing how the inclusion of deaf students in mathematics teaching takes place based on the results of research published in the Annals of SIPEM since the creation, in 2015, of the work group 13, entitled “Difference, Inclusion and Mathematics Education”. As specific objectives, there are: to survey the works published in the Annals of SIPEM in the years 2018 and 2021 that deal with the inclusion of deaf students; to understand how the specificities of mathematics teaching for deaf students are treated in these researches; to associate the main challenges related to the process of inclusion of deaf students in the teaching of school mathematics; to delimit the main possibilities and perspectives for the teaching of mathematics for deaf students; to discuss the works raised, highlighting the specificities of teaching and learning mathematics for deaf students. To achieve these objectives, a systematic literature review was carried out based on the Annals of work group 13 (GT13) entitled “Difference, Inclusion and Mathematics Education” of SIPEM. The final portfolio consisted of 13 articles, which were analyzed using Bardin's technique (2006). The results show that there is a need to explore resources and methods in the teaching of mathematics to the deaf, that the teaching of mathematics to deaf students must be established through Libras, and that the lack of specific signs for mathematical concepts hinders the flow of thee classes, harming the student and their learning. In addition, the quantitative analysis of the summaries of the Annals of the VII and VIII SIPEM reveals that the teaching of mathematics with Libras was the most discussed topic, along with the use of visual and manipulative resources. Furthermore, only two of the analyzed studies dealt with the topic "training of teachers of mathematics and deafness".pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.subjectMainstreaming in educationpt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectDeafpt_BR
dc.titleInclusão de alunos surdos na educação matemática: o que revelam as pesquisas do SIPEMpt_BR
dc.title.alternativeInclusion of deaf students in mathematical education: what SIPEM research revealspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como se dá a inclusão de alunos surdos no ensino da matemática a partir dos resultados de pesquisas divulgadas nos Anais do Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM), desde a criação no ano de 2015, do grupo de trabalho 13, titulado “Diferença, Inclusão e Educação Matemática”. Como objetivos específicos, tem-se: (a) levantar os trabalhos publicados nos Anais do SIPEM nos anos de 2018 e 2021 que tratam sobre a inclusão de alunos surdos; (b) compreender como são tratadas as especificidades do ensino da matemática para alunos surdos nestas pesquisas; (c) associar os principais desafios relativos ao processo de inclusão de alunos surdos no ensino da matemática escolar; (d) delimitar as principais possibilidades e perspectivas para o ensino da matemática de alunos surdos; (e) discutir os trabalhos levantados, ressaltando as especificidades do ensino e da aprendizagem da matemática para alunos surdos. Para atingir tais objetivos, foi realizada uma pesquisa de revisão sistemática de literatura com base nos Anais do grupo de trabalho 13 (GT13) titulado “Diferença, Inclusão e Educação Matemática” do SIPEM. A busca foi motivada por artigos que tratassem da inclusão de alunos surdos na educação matemática, publicados no GT 13. O portfólio final foi constituído por 13 artigos, que foram analisados a partir da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2006). Os resultados mostram que existe a necessidade de explorar recursos e métodos no ensino da matemática para surdos, que o ensino da matemática para aluno surdo deve se estabelecer através da Libras, e que a falta de sinais específicos para conceitos matemáticos dificulta o fluxo das aulas, prejudicando o aluno. Além disso, a análise quantitativa dos resumos dos Anais do VII e VIII SIPEM, revelam que o ensino da matemática com a Libras foi o tema mais discutido, juntamente com o uso de recursos visuais e manipuláveis. Ademais, apenas duas pesquisas foram sobre o tema "formação dos professores de matemática e surdez" no VII SIPEM.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee1Colombo, Janecler Aparecida Amorin-
dc.contributor.referee2Zarpelon, Edinéia-
dc.contributor.referee3Dessbesel, Renata da Silva-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Matemáticapt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
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