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Título: Ensino de literatura afro-brasileira no curso de letras português da UTFPR: análise dos documentos norteadores
Título(s) alternativo(s): Teaching afro-­brazilian literature in the portuguese literature course at UTFPR: guiding document analysis
Autor(es): Gustman, Jéssica Parizotto
Orientador(es): Kominek, Andréa Maila Voss
Palavras-chave: Literatura africana - Estudo e ensino
Literatura brasileira - Estudo e ensino
Educação
Professores - Formação
Professores - Participação no planejamento curricular
Grupos étnicos - Estudo e ensino
African literature - Study and teaching
Brazilian literature - Study and teaching
Education
Teachers, Training of
Teacher participation in curriculum planning
Ethnic groups - Study and teaching
Data do documento: 6-Jul-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: GUSTMAN, Jéssica Parizotto. Ensino de literatura afro-brasileira no curso de letras português da UTFPR: análise de documentos norteadores. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A Lei 10.639 de 2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana em todas as etapas de ensino. Assim, a formação de professoras precisa acompanhar tal demanda e oferecer às discentes a qualificação necessária para o exercício de uma educação comprometida com o enfrentamento ao racismo na escola. Nesta pesquisa, buscamos fazer um diagnóstico de como os documentos norteadores do curso de Letras Português, campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná abordam o tema da educação étnicoracial, especialmente – em se tratando de um curso de Letras – como a literatura afro-brasileira é apresentada no Projeto Político Pedagógico do curso e no seu ementário. Os resultados obtidos indicam que a literatura afro-brasileira não tem sido explorada de forma profunda no curso e que sua abordagem depende de iniciativas pessoais dos professores. A partir disso, percebemos que há muitos espaços dentro da matriz curricular com o potencial de oferecer a qualificação necessária às discentes, concluindo que o curso de Letras Português pode ser um espaço de construção de resistências e pedagogias antirracistas.
Abstract: The Law 10.639 of 2003 established the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in all stages of education, só teacher training needs to follow this demand and offer students the necessary qualification for the exercise of an education committed to combating racism in school. In this research, we sought to make a diagnosis of how the guiding documents of the course of Letras Português, Curitiba campus, of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Federal Technological University of Paraná) address the theme of ethnic-racial education, especially, in the case of a Letras course, how Afro-Brazilian literature is presented in the Political Pedagogical Project of the course and in the course syllabus. The results obtained indicate that Afro-Brazilian literature has not been deeply explored in the course and that its approach depends on the teachers’ personal initiatives. Based on that, we realize that there are many spaces within the course grid with the potential to offer the necessary qualification to the students, concluding that the course of Letras Português can be a space for the construction of resistance and anti-racist pedagogies.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30385
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