Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30385
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGustman, Jéssica Parizotto-
dc.date.accessioned2023-01-19T18:20:30Z-
dc.date.available2023-01-19T18:20:30Z-
dc.date.issued2022-07-06-
dc.identifier.citationGUSTMAN, Jéssica Parizotto. Ensino de literatura afro-brasileira no curso de letras português da UTFPR: análise de documentos norteadores. 2022. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30385-
dc.description.abstractThe Law 10.639 of 2003 established the mandatory teaching of Afro-Brazilian and African history and culture in all stages of education, só teacher training needs to follow this demand and offer students the necessary qualification for the exercise of an education committed to combating racism in school. In this research, we sought to make a diagnosis of how the guiding documents of the course of Letras Português, Curitiba campus, of the Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Federal Technological University of Paraná) address the theme of ethnic-racial education, especially, in the case of a Letras course, how Afro-Brazilian literature is presented in the Political Pedagogical Project of the course and in the course syllabus. The results obtained indicate that Afro-Brazilian literature has not been deeply explored in the course and that its approach depends on the teachers’ personal initiatives. Based on that, we realize that there are many spaces within the course grid with the potential to offer the necessary qualification to the students, concluding that the course of Letras Português can be a space for the construction of resistance and anti-racist pedagogies.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectLiteratura africana - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectLiteratura brasileira - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores - Participação no planejamento curricularpt_BR
dc.subjectGrupos étnicos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAfrican literature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectBrazilian literature - Study and teachingpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectTeacher participation in curriculum planningpt_BR
dc.subjectEthnic groups - Study and teachingpt_BR
dc.titleEnsino de literatura afro-brasileira no curso de letras português da UTFPR: análise dos documentos norteadorespt_BR
dc.title.alternativeTeaching afro-­brazilian literature in the portuguese literature course at UTFPR: guiding document analysispt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoA Lei 10.639 de 2003 instituiu a obrigatoriedade do ensino de história e cultura afrobrasileira e africana em todas as etapas de ensino. Assim, a formação de professoras precisa acompanhar tal demanda e oferecer às discentes a qualificação necessária para o exercício de uma educação comprometida com o enfrentamento ao racismo na escola. Nesta pesquisa, buscamos fazer um diagnóstico de como os documentos norteadores do curso de Letras Português, campus Curitiba, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná abordam o tema da educação étnicoracial, especialmente – em se tratando de um curso de Letras – como a literatura afro-brasileira é apresentada no Projeto Político Pedagógico do curso e no seu ementário. Os resultados obtidos indicam que a literatura afro-brasileira não tem sido explorada de forma profunda no curso e que sua abordagem depende de iniciativas pessoais dos professores. A partir disso, percebemos que há muitos espaços dentro da matriz curricular com o potencial de oferecer a qualificação necessária às discentes, concluindo que o curso de Letras Português pode ser um espaço de construção de resistências e pedagogias antirracistas.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-6119-4967pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4377199546845255pt_BR
dc.contributor.advisor1Kominek, Andréa Maila Voss-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-6561-081Xpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756516385105893pt_BR
dc.contributor.referee1Matsuda, Alice Atsuko-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3046-7317pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3922087976096217pt_BR
dc.contributor.referee2Kominek, Andréa Maila Voss-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0001-6561-081Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0756516385105893pt_BR
dc.contributor.referee3Godoy, Maria Carolina de-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4016-3720pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0455778873749925pt_BR
dc.contributor.referee4Corrêa, Ronaldo de Oliveira-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0003-1894-1944pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/3869130149433615pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ensinoliteraturaafrobrasileiraletras.pdf9,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons