Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3023
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGlizt, Fabiana Rodrigues de Oliveira-
dc.date.accessioned2018-03-26T15:40:36Z-
dc.date.available2018-03-26T15:40:36Z-
dc.date.issued2017-11-30-
dc.identifier.citationGLIZT, Fabiana Rodrigues de Oliveira. O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamental. 2017. 90 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3023-
dc.descriptionAcompanha: Caderno pedagógico - O pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.description.abstractLogical reasoning is a skill exercised in every discipline. However is not regarded as a priority in the teaching process. Many teachers point gaps in the logical reasoning of students, and research shows that such failures can be the cause of failures and drop out in secondary and higher levels. It is necessary to create strategies so that this skill be developed from the early years of schooling. Computational thinking encompasses methods for problem solving, based on the fundamentals and techniques of computer science. It is currently seen a possible way to develop logical reasoning. The present research, including binary numbers, sorting methods, algorithms, programming language and logic in a class years of elementary school in the city of Ponta Grossa. The work was grounded in the constructivist ideas of Piaget and Papert's constructionism, and the method developed by Polya on problem solving. The results provide evidence that students engaged in the activities computational concepts can potentially develop skills as logical reasoning and develop creativity; they also gain knowledge normally limited to areas as computing and engineering.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRaciocíniopt_BR
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectReasoningpt_BR
dc.subjectComputer-assisted instructionpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.titleO pensamento computacional nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeComputational thinking in the initial years of elementary schoolpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoO raciocínio lógico está presente nas diversas áreas de conhecimento. Entretanto não é tratado como prioridade no processo de ensino. Pesquisas destacam a lacuna existente na formação do raciocínio lógico dos estudantes, e evidenciam que tais falhas prejudicam e são reflexos de muitos casos de reprovação e evasão em níveis médio e superior, sendo necessário criar estratégias para que esta habilidade seja desenvolvida desde os primeiros anos de escolarização. O pensamento computacional (do inglês, computational thinking) engloba métodos para solução de problemas baseado nos fundamentos e técnicas da Ciência da Computação, e atualmente é visto como uma das formas de desenvolver o raciocínio lógico. A presente pesquisa buscou analisar as contribuições do pensamento computacional no desenvolvimento do raciocínio lógico dos alunos, por meio de atividades lúdicas, tais como conversão de números binários, métodos de ordenação, algoritmos, linguagem de programação e lógica, em uma turma do ensino fundamental da rede pública municipal de ensino da cidade de Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa pautou-se nas ideias do construtivismo de Piaget, do construcionismo de Papert, e no método desenvolvido por Polya acerca da resolução de problemas. Os resultados deste estudo fornecem evidências que quando os alunos têm a oportunidade de se envolver em atividades que abrangem os conceitos computacionais, desenvolvem-se habilidades além do raciocínio lógico, e possibilitam que os estudantes adquiriram conhecimentos antes delimitados a áreas específicas, como computação e engenharias.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4892863229682096pt_BR
dc.contributor.advisor1Koscianski, André-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7693781941703733pt_BR
dc.contributor.referee1Yonezawa, Wilson Massashiro-
dc.contributor.referee2Francisco, Antonio Carlos de-
dc.contributor.referee3Lima, Siumara Aparecida de-
dc.contributor.referee4Koscianski, André-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologiapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.subject.capesEnsino de Ciências e Matemáticapt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGECT_M_Glizt, Fabiana Rodrigues de Oliveira_2017.pdf2,45 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
PG_PPGECT_M_Glizt, Fabiana Rodrigues de Oliveira_2017_1.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.