Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30194
Título: Tarefas investigativas nas aulas de matemática dos anos iniciais no contexto do ensino remoto
Título(s) alternativo(s): Investigative tasks in the mathematics classes of early years in the context of remote education
Autor(es): Martins, Nágela
Bezerra, Maria do Carmo Cardoso
Silva, Karina Alessandra Pessoa da
Borssoi, Adriana Helena
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
Tecnologia da informação
Prática de ensino
Ensino via Web
Mathematics - Study and teaching
Information technology
Student teaching
Web-based instruction
Data do documento: 2022
Câmpus: Londrina
Citação: MARTINS, Nágela; BEZERRA, Maria do Carmo Cardoso; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da; BORSSOI, Adriana Helena. Criar Educação, Criciúma, v. 11, n. 1, p. 249-270, jan./jul. 2022. Disponível em: https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/6531. Acesso em: 28 nov. 2022.
Resumo: Neste artigo trazemos resultados de pesquisa cujo objetivo foi investigar como alunos dos anos iniciais lidam com a tecnologia quando desenvolvem uma tarefa investigativa em aulas de Matemática no contexto do ensino remoto. A fundamentação teórica baseia-se no entendimento de tarefas investigativas como essencialmente abertas na qual se aborda temas ou situações de interesse dos alunos e na tecnologia digital como meio para oportunizar o desenvolvimento de tais tarefas. Analisamos uma tarefa desenvolvida com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental. Por meio de análise qualitativa das falas de aulas de matemática, dos registros escritos, de fotos e vídeos evidenciamos que os alunos mobilizaram diferentes recursos digitais, porém há espaço para possibilidades formativas com tema cultura digital associadas à Matemática e mediadas por tarefas investigativas.
Abstract: In this paper we bring research results whose objective was to investigate how students in the early years deal with technology when they develop an investigative task in mathematics classes in the context of remote education. The theoretical basis is based on the understanding of investigative tasks as essentially open, in which topics or situations of interest to students are addressed, and on digital technology as a means to provide opportunities for the development of such tasks. We analyzed a task developed with a class of 4th. year of Elementary School. Through qualitative analysis of the speeches of mathematics classes, written records, photos and videos, we show that students mobilized different digital resources, however there is space for training possibilities with a digital culture theme associated with mathematics and mediated by investigative tasks.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/30194
ISSN: 2317-2452
Aparece nas coleções:PCS - Artigos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tarefasinvestigativasaulasmatematica.pdf539,92 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons